PRÁTICAS CLÍNICAS NO HOSPITAL: A BRINQUEDOTECA COMO DISPOSITIVO

Autores

  • Deise Ludmilla Sobrinho Candido Universidade Federal do Ceará
  • Mariana Lopes Veras
  • Tábata Isis Silva Laboreiro
  • Renata Carvalho Campos
  • Karla Patrícia Holanda Martins

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v1.n15.20294

Palavras-chave:

Psicanálise, Infância, Psicose, Brinquedoteca

Resumo

O presente trabalho tem como pano de fundo a experiência de estágio obrigatório no curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) realizado no primeiro semestre de 2017, no Núcleo de Atenção a Crianças e Adolescente (NAIA) do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto em Fortaleza, Ceará. Na ocasião, foi realizado um trabalho de escuta de orientação psicanalítica na brinquedoteca. Objetiva-se pensar nos limites e nas possibilidades do lugar do psicanalista em situações em que predominam uma exclusão do sujeito do desejo. A discussão acerca dos diferentes discursos será realizada a partir de um caso clínico de psicose na infância. Discutiremos a questão da psicose na infância, considerando as perspectivas psiquiátricas e psicanalíticas de diagnóstico e desencadeamento. Ao final, pretende-se indicar a importância do trabalho realizado na brinquedoteca, considerando as noções sobre o brincar e a estrutura psíquica no contexto da teoria psicanalítica.

 

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Publicado

2018-06-29

Edição

Seção

Artigos Originais