RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO PROJETO DE EXTENSÃO SECRETARIADO EXECUTIVO EM DEBATE
DOI:
https://doi.org/10.32356/exta.v1.n15.20307Palavras-chave:
Educação. Relação professor-aluno. Análise Fílmica. Secretariado Executivo.Resumo
A educação em Secretariado Executivo tem sido um dos enfoques das pesquisas na área, tendo em vista a busca por qualidade na formação desse profissional. Este trabalho tem como objetivo relatar um dos assuntos discutidos no projeto de extensão “Secretariado Executivo em Debate” na linha de pesquisa educação em Secretariado Executivo: a afetividade na relação professor-aluno. Metodologicamente, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa e descritiva, por meio da técnica de análise fílmica. Para tanto, foram selecionadas cenas do filme “Ao mestre com carinho 2”. A análise foi desenvolvida por meio de discussão acerca do citado filme, a partir de uma interpretação teórica. Concluiu-se que o filme retrata os desafios que o professor pode enfrentar para contribuir para a formação intelectual e humana dos alunos, destacando que a afetividade pode ser fator preponderante para os processos de ensinar e aprender de modo que o aluno seja capaz de transformar a sua realidade.
Referências
ABREU, Maria. Cecília de.; MASETTO, Marcos Tarcísio. O professor universitário em aula: prática e princípios teóricos. ed. 8. São Paulo: MG Editores Associados, 1990.
ALMEIDA, Yndyne Francyane Silva de. O vínculo afetivo e suas contribuições para a relação professor-aluno. XI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação – SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis. Anais... Porto Alegre, 2015. Disponível em: https://www.uniritter.edu.br/files/sepesq/arquivos_trabalhos/3611/710/862.pdf. Acesso em: 18 set. de 2017.
LIBÂNEO, Jose Carlos. Adeus professor, adeus professora? novas exigências educacionais e profissão docente.-8.ed.-São Paulo: Cortez, 2004.
MACHADO, Diego de Queiroz Machado.; MATOS Fátima Regina Ney. Estudos observacionais em linguagem fílmica. Curitiba: CRV, 2012.
RONCLAGIO, S. M. A Relação Professor-Aluno na Educação Superior: A Influência da Gestão Educacional. Revista: psicologia ciência e profissão. Brasilia, V.24, N.2, p. 100-111, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pcp/v24n2/v24n2a11.pdf. Acesso em: 15 set. de 2017.
SOBREIRA et. al. Estudo observacional sobre o facismo na sociedade moderna à luz do filme “A onda”. In: MATOS, Fátima Regina Ney.; MESQUITA, Rafael Fernandes de.; MACHADO, Diego de Queiroz. (OrgS). Estudos observacionais em linguagem fílmica ética e poder. Curitiba: Editora Prismas, 2017.