IDENTIFICAÇÃO E IMAGEM: UMA LEITURA PSICANALÍTICA DO SERIADO BLACK MIRROR

Autores

  • Priscilla Hadassa Rabelo Gomes Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Bolsista de Extensão do Projeto “Cine Freud, Cultura e Arte”.
  • Filipe Ramalheiro Venâncio de Souza Graduando em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Bolsista de Extensão do Projeto “Cine Freud, Cultura e Arte”
  • Caciana Linhares Pereira Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora adjunta do Departamento de Psicologia da UFC. Coordenadora do Projeto de Extensão “Cine Freud, Cultura e Arte"

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v2.n14.20310

Palavras-chave:

Psicanálise. Black Mirror. Identificação. Imagem.

Resumo

Partindo do pressuposto de que a arte testemunha o espírito de um tempo, o artigo faz uma breve exposição dos conceitos de identificação e imagem, articulando-os ao episódio Urso Branco (2013), do aclamado seriado Black Mirror e exibido no Projeto de Extensão Cine Freud, Cultura e Arte em 2017.1. A metodologia ordenou-se pela análise do episódio, pelos elementos focalizados no debate e pela pesquisa bibliográfica. A hipótese levantada é a de que o episódio expõe o apelo à imagem presente no atual funcionamento social. Deste apelo, falamos de seus desdobramentos e daquilo que nos remete à lógica de funcionamento do mito. Observamos que a crítica debordiana em torno da noção do "histórico" pode articular-se a aspectos da proposição ética da psicanálise em sua relação com a emergência do sujeito. O sujeito, aqui, situa-se numa zona de ruptura frente à lógica especular, apontando para o caráter irredutível da alteridade

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Publicado

2017-12-26