CORPO E PRÁTICAS DE CUIDADO DE SI: PROMOVENDO AÇÕES CLÍNICAS E PSICOEDUCATIVAS NA PREVENÇÃO AOS TRANSTORNOS ALIMENTARES

  • Talita da Silva Queiroz Universidade Federal do Ceará
  • Jurema Barros Dantas Universidade Federal do Ceará
  • Yago Façanha de Sousa Mota Universidade Federal do Ceará
  • Wallison Santos Simplício Universidade Federal do Ceará
  • Antônia Lara Magalhães de Matos Universidade Maurício de Nassau
  • Aline Amorim Lobo Centro Universitário UniFanor Wyden
Palavras-chave: Autoimagem. Prevenção. Educação em Saúde. Contexto Escolar

Resumo

O Projeto Corpore: por uma prática multiprofissional de prevenção aos transtornos alimentares, vinculado ao Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade – LAPFES do Departamento de Psicologia da UFC tem como objetivo primordial oferecer um serviço multidisciplinar inovador e eficiente de prevenção aos transtornos alimentares. Suas ações aconteceram, inicialmente, na clínica escola de psicologia da UFC de julho de 2016 a junho de 2017, oferecendo atendimentos em grupo e individual, de cunho psicoterapêutico em caráter multiprofissional com profissionais colaboradores do projeto na área de nutrição. A partir do segundo semestre de 2017, suas atividades foram estendidas ao contexto escolar, pensando esse campo como possibilidade profícua para a problematização de questões relacionadas ao corpo e às possíveis distorções da autoimagem agregada às pesquisas realizadas pelo LAPFES desde 2016 até o presente momento em parceria com outros campos da conhecimento e instituições. Atualmente, no âmbito de suas ações de extensão, o projeto possui parceria com três escolas públicas de ensino médio de Fortaleza - CE, trabalhando em dois âmbitos de ação, o psicoeducativo e o psicoterapêutico. Com tais ações o projeto consolida sua relação com a comunidade e constrói novas possibilidades de promoção e prevenção em saúde junto ao público jovem, grupo que, segundo os dados quantitativos e qualitativos das pesquisas, apontam ter maior vulnerabilidade para o desenvolvimento de transtornos da autoimagem

Biografia do Autor

Talita da Silva Queiroz, Universidade Federal do Ceará
Graduanda em Psicologia pela UFC e membro do LAPFES (Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade)
Jurema Barros Dantas, Universidade Federal do Ceará

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará.

Coordenadora do Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade da UFC (LAPFES)

Yago Façanha de Sousa Mota, Universidade Federal do Ceará
Graduando em Psicologia pela UFC e membro do LAPFES (Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade)
Wallison Santos Simplício, Universidade Federal do Ceará
Graduando em Psicologia pela UFC e membro do LAPFES (Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade)
Antônia Lara Magalhães de Matos, Universidade Maurício de Nassau
Graduanda em Psicologia pela UNINASSAU e membro do LAPFES (Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade)
Aline Amorim Lobo, Centro Universitário UniFanor Wyden
Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário UniFanor Wyden e membro do LAPFES (Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade)

Referências

ANDRADE, A. C. Para além dos sintomas: a trilogia do desamparo no vivido de mulheres com transtornos do comportamento alimentar. 2000. 250p. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) – Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina de Fortaleza, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2000.

ARAÚJO, E. C. Transtornos alimentares na adolescência. Revista de Enfermagem Ufpe, Recife, v. 10, n. 9, p.1-2, set. 2016. Disponível em:

<https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/download/11395/13158>.Acesso em: 02/09/2018.

DANTAS. J. B. Tecnificação da Vida: uma discussão sobre o fenômeno da medicalização na sociedade contemporânea. Curitiba, Editora CRV, 2014.

DANTAS, J. B. Um ensaio sobre o culto ao corpo na contemporaneidade. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2011, vol.11, n.3, pp. 898-912. ISSN 1808-4281.

DEBORD, G. A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

FREITAS, S.; FREITAS, P. Imagem corporal nos transtornos alimentares e na obesidade. In: MATTOS, R. Imagem Corporal: Novos Olhares Numa Perspectiva Interdisciplinar Para o Século XXI. Rio de Janeiro: Paco Editorial, 2014.

CASSIMIRO, E. S.; GALDINO, F. F. S.; SÁ, G. M. As concepções de corpo construídas ao longo da história ocidental: da Grécia Antiga à contemporaneidade. Revista Μετάνοια, São João del Rei, n. 14, 2012.

LEMES, C.; NETO, J. Aplicações da Psicoeducação no Contexto da Saúde. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 25, n.1, p. 17-18, mar. 2017. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2017000100002>. Acesso em: 02/09/2018.

LIPOVETSKY, G. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Editora Barcarolla, 2004.

MATTOS, R. Imagem Corporal: Novos Olhares Numa Perspectiva Interdisciplinar Para o Século XXI. Rio de Janeiro: Paco Editorial, 2014.

OLIVEIRA, L. L.; HUTZ, C. S. Transtornos alimentares: o papel dos aspectos culturais no mundo contemporâneo. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 15, n. 3, p. 575-582, jul./set. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pe/v15n3/v15n3a15>. Acesso em: 02/09/2018.

SIBILIA, P. Em busca da felicidade lipoaspirada: agruras da imperfeição carnal sob a moral da boa forma In: FREIRE FILHO, J. Ser feliz hoje: reflexões sobre o imperativo da felicidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010.

SIBILIA, P. O pavor da carne: riscos da pureza e do sacrifício no corpo-imagem contemporâneo. Revista FAMECOS, Porto Alegre, nº 25 , dezembro 2004.

SIBILIA, P. Eu personagem e o pânico da solidão. In: O show do eu: A intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

Publicado
2018-12-27