DE DISCENTE A DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO DANÇAR FAZ BEM

Autores

  • Aline Ribeiro Gomes
  • Leandro Masuda Cortonesi

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v2.n16.33557

Palavras-chave:

Dança de Salão. Ensino. Educação. Arte.

Resumo

Fundado em 2001, o Dançar Faz Bem (DFB) é um projeto de extensão do curso de Educação Física da Universidade Federal do Ceará (UFC) que oferece gratuitamente aulas de dança de salão à comunidade, promove práticas, além de realizar apresentações em diversos eventos na cidade divulgando esta modalidade. O presente trabalho consiste em relatar a experiência enquanto aluna e posteriormente membro atuante na equipe pedagógica do projeto, apresentando as impressões e repercussões do DFB sob a visão discente e docente. Nesse intuito, foram analisados os registros documental e etnográfico e buscou-se descrever as etapas de planejamento, organização e realização das atividades da equipe pedagógica no ciclo de um semestre, período da turma regular. A experiência se revelou bastante desafiadora e enriquecedora, permitindo compreender o papel do DFB como agente transformador de realidades, tanto de alunos, como de professores, bem como seu impacto no cenário da dança de salão da cidade.

Biografia do Autor

Aline Ribeiro Gomes

Graduanda em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC), graduada em Estilismo e Moda pela UFC

Leandro Masuda Cortonesi

Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Graduado em Educação Física pela UFC, Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e Docente Adjunto IV da Universidade Federal do Ceará

Referências

CARBONERA, D.; CARBONERA, S. A. A importância da dança no contexto escolar. 2008. 61 f. Monografia (Pós-Graduação em Educação Física Escolar) – Faculdade Iguaçu, Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação, Cascavel, 2008. Disponível em: < http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/EDUCACAO_FISICA/monografia/DANCA_ESCOLA.pdf>. Acesso em: 03 Ago. 2018.

EULÁLIO, M. D. M. C.; NASCIMENTO, J. R.; ALBUQUERQUE, M. S. P. Didatizando o gênero relato de experiência no Ensino Fundamental: reflexão sobre reescrita textual. Revista Letras Raras, v. 2, n. 2, p. 52-70, 2013. Disponível em: < http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/RLR/article/viewFile/187/146>. Acesso em: 06 Ago. 2018.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010. 5 ed.

MANUAL DO ALUNO DANÇAR FAZ BEM. Manual do Aluno Dançar Faz Bem 2018. Fortaleza, 2018.

NANNI, D. Dança educação - princípios, métodos e técnicas. 4. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2002.

PEREIRA, G. C. Dois pra lá, dois pra cá: a construção dos modelos de masculinidade e feminilidade na academia de dança de salão. 2011. 170 f. Dissertação (Pós-Graduação em Sociologia) – Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011. Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6371>. Acesso em: 03 Ago. 2018.

PROJETO DANÇAR FAZ BEM – UFC. O Projeto Dançar Faz Bem. Disponível em: < http://dancarfazbem.blogspot.com/p/quem-somos.html>. Acesso em: 04 Ago. 2018.

UFCTV. Projeto ‘Dançar faz Bem’ oferece aulas de dança grátis. Produção: Mayra Pontes. Reportagem: Nut Pereira. Edição de texto: Rute de Alencar. Imagens: Álvaro Graça Jr. Edição de imagens: Roney Anderson. Janela de Libras: Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui. Fortaleza: UFCTV, 2018. (4 min 18 s). Disponível em: <http://www.ufc.br/noticias/noticias-ufctv/11737-projeto-dancar-faz-bem-oferece-aulas-de-danca-gratis>

Downloads

Publicado

2018-12-27