CUIDADO EDUCATIVO COM DIABÉTICOS INSULINODEPENDENTES: POSSIBILIDADES TERAPÊUTICAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE

Autores

  • Eberson Luan dos Santos Cardoso Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará http://orcid.org/0000-0001-6717-111X
  • Bruna Luana Oliveira Tavares Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará
  • Ingrid Nicolle Monteiro Barros Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará
  • Edenilza Fabiana de Almeida Santos Secretaria Municipal de Saúde de Belém – PA
  • Ana Rosa Botelho Pontes Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v2.n18.33928

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Diabetes Mellitus, Assistência de Enfermagem

Resumo

Este estudo visa descrever as experiências extensionistas de acadêmicos de Enfermagem na promoção do autocuidado e prevenção de agravos em usuários diabéticos insulinodependentes, através da utilização de estratégias educativas em saúde em grupo e individuais, visando a realização da técnica correta de auto-aplicação da insulina e o controle glicêmico adequado. Dessa maneira, as estratégias metodológicas utilizadas foram: ações de cuidado educativo em grupo, através da abordagem de temáticas voltadas para o autocuidado em diabetes, em especial autoadministração de insulina, realizadas com o auxílio de tecnologias leve-duras em saúde; e consultas de enfermagem individuais para educação em saúde dos usuários, com o enfoque em enfrentamento das principais dificuldades na aderência à terapia insulínica e capacitação para autoadministração da insulina subcutânea. O desenvolvimento das atividades proporcionou maiores conhecimentos sobre a realidade dos usuários insulinodependentes, a percepção das dificuldades frente à terapêutica, bem como reafirmou a importância da assistência de enfermagem, com ênfase no autocuidado, como uma alternativa encontrada para viabilizar a adesão ao tratamento, melhorar a qualidade de vida e reduzir os elevados encargos à família, à sociedade e ao sistema público de saúde. A vivência destacou ainda a educação terapêutica como sendo essencial na atenção primária para informar, motivar e fortalecer a pessoa e a família, cabendo aos profissionais de saúde, especialmente os enfermeiros, a adoção de atividades educativas como reforço os programas de atenção integral em saúde.

Biografia do Autor

Eberson Luan dos Santos Cardoso, Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará

Bolsista e graduando em Enfermagem pela Universidade Federal do Pará (UFPA)

Bruna Luana Oliveira Tavares, Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará

Bolsista e graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal do Pará (UFPA)

Ingrid Nicolle Monteiro Barros, Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará

Voluntária e graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Edenilza Fabiana de Almeida Santos, Secretaria Municipal de Saúde de Belém – PA

Enfermeira Assistencial, Especialista em Regulação em Saúde, Unidade Municipal de Saúde do Guamá, Secretaria Municipal de Saúde de Belém – PA

Ana Rosa Botelho Pontes, Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará

Enfermeira, Doutora em Patologia de Doenças Tropicais, Docente Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará, Coordenadora do Projeto de Extensão.

Referências

BARROS, Alexandra Ezoraide; SOUZA, Emiliane Nogueira de. Autoaplicação de insulina: atitudes de um grupo de diabéticos. Revista de Enfermagem UFPE On Line, v. 5, n. 3, p. 593-603, maio 2011. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/download/6764/6011>. Acesso em: 31 de março de 2018.

CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM (COFEN). Resolução nº 358, de 15 de outubro de 2009. Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências.

COSTA, D. V. P. Empoderamento na educação em grupo de diabetes na atenção primária à saúde. Dissertação (Mestrado em Enfermagem), 108 p. Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EEUFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais.

CYRINO, Antonio Pithon; SCHRAIBER, Lilia Blima; TEIXEIRA, Ricardo Rodrigues. Education for type 2 diabetes mellitus self-care: from compliance to empowerment. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 13, n. 30, Sept. 2009. Disponível em: . Acesso em: 1 de abril de 2018.

DIAS, Valesca Pastore; SILVEIRA, Denise Tolfo; WITT, Regina Rigatto. Educação em saúde: o trabalho de grupos em atenção primária. Revista APS, v. 12, n. 2, p. 221-227, abr./jun. 2009.

GUIDONI, Camilo Molino et al. Assistência ao diabetes no Sistema Único de Saúde: análise do modelo atual. Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences, v. 45, n. 1., jan./mar., 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/bjps/v45n1/05.pdf>. Acesso em: 31 de março de 2018.

LEI N° 11.347 DE 27 DE SETEMBRO DE 2006. Dispõe sobre a distribuição gratuita de medicamentos e materiais necessários à sua aplicação e à monitorização de glicemia capilar aos portadores de diabetes inscritos em programas de educação para diabéticos. Diário Oficial da União (Brasília), 2006.

MENEZES, Kênia Kiefer Parreiras de; AVELINO, Patrick Roberto. Grupos operativos na Atenção Primária à Saúde como prática de discussão e educação: uma revisão. Cadernos de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 24, n. 1, p. 124-130, 2016.

MITRE, Sandra Minardi et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 13, supl. 2, p. 2133-2144, dez. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csc/v13s2/v13s2a18.pdf>. Acesso em: 31 de março de 2018.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA (SBEM); ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NUTROLOGIA (ABRAN). Diabetes Mellitus Tipo 2: Insulinização. Projeto Diretrizes. Rio de Janeiro: Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina, 2011.

STACCIARINI, Thaís Santos Guerra; PACE, Ana Emilia; HAAS, Vanderlei José. Técnica de autoaplicação de insulina com seringas descartáveis entre os usuários com diabetes mellitus, acompanhados pela Estratégia Saúde da Família. Revista Latino-americana de Enfermagem, v. 17, n. 4, jul./ago., 2009. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4027/0>. Acesso em: 31 de março de 2018.

Downloads

Publicado

2020-05-04