CUIDADO EDUCATIVO COM DIABÉTICOS INSULINODEPENDENTES: POSSIBILIDADES TERAPÊUTICAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.32356/exta.v2.n18.33928Palavras-chave:
Educação em Saúde, Diabetes Mellitus, Assistência de EnfermagemResumo
Este estudo visa descrever as experiências extensionistas de acadêmicos de Enfermagem na promoção do autocuidado e prevenção de agravos em usuários diabéticos insulinodependentes, através da utilização de estratégias educativas em saúde em grupo e individuais, visando a realização da técnica correta de auto-aplicação da insulina e o controle glicêmico adequado. Dessa maneira, as estratégias metodológicas utilizadas foram: ações de cuidado educativo em grupo, através da abordagem de temáticas voltadas para o autocuidado em diabetes, em especial autoadministração de insulina, realizadas com o auxílio de tecnologias leve-duras em saúde; e consultas de enfermagem individuais para educação em saúde dos usuários, com o enfoque em enfrentamento das principais dificuldades na aderência à terapia insulínica e capacitação para autoadministração da insulina subcutânea. O desenvolvimento das atividades proporcionou maiores conhecimentos sobre a realidade dos usuários insulinodependentes, a percepção das dificuldades frente à terapêutica, bem como reafirmou a importância da assistência de enfermagem, com ênfase no autocuidado, como uma alternativa encontrada para viabilizar a adesão ao tratamento, melhorar a qualidade de vida e reduzir os elevados encargos à família, à sociedade e ao sistema público de saúde. A vivência destacou ainda a educação terapêutica como sendo essencial na atenção primária para informar, motivar e fortalecer a pessoa e a família, cabendo aos profissionais de saúde, especialmente os enfermeiros, a adoção de atividades educativas como reforço os programas de atenção integral em saúde.
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