TROCA DE SABERES: UMA FORMA DE APRENDIZADO

Autores

  • Ana Beatriz Goes Maia Marques Universidade Federal do Ceará
  • Anderson da Silva Aguiar Universidade Federal do Ceará
  • Niedja Goyanna Gomes Gonçalves Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v1.n10.3909

Palavras-chave:

Articulação de saberes. Agroecologia. Permacultura.

Resumo

A Extensão é um dos eixos fundamentais do tripé que embasa as funções da Universidade brasileira, concretizada por ações dirigidas à sociedade, não podendo desvincular-se do Ensino e da Pesquisa. Objetiva-se, então, apresentar algumas ações que articulam o papel da Universidade e o seu compromisso social, ressaltando-se o papel da extensão no ambiente universitário, revelando-se os projetos de extensão como espaços ideais. Assim, o Grupo de Estudos e Práticas de Permacultura - GEPPe/UFC e o Grupo Verde de Agricultura  Alternativa - GVAA/UFERSA realizaram o I e II Encontros de Agroecologia e Permacultura, utilizando metodologias participativas que buscaram ligar o conhecimento científico e a vida cotidiana dos(as) camponeses(as). Com base nisso, foram realizadas oficinas, visitas a feiras agroecológicas e vivências em comunidade indígena e assentamento rural resultando no interesse dos estudantes em conhecer a realidade do campo, mais precisamente do semiárido e suas problemáticas, construindo as soluções junto aos(as) camponeses(as).

 

Biografia do Autor

Ana Beatriz Goes Maia Marques, Universidade Federal do Ceará

Centro de Ciências Agrárias, Curso Agronomia, Departamento de Fitotecnia. Bolsista de Extensão pelo programa Grupo de Estudos e Práticas de Permacultura - GEPPe

Anderson da Silva Aguiar, Universidade Federal do Ceará

Centro de Ciências Agrárias, Curso Agronomia, Departamento de Fitotecnia. Bolsista do Projeto Grupo de Estudos e Práticas em Permacultura.

Niedja Goyanna Gomes Gonçalves, Universidade Federal do Ceará

Graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1978), Mestrado em Agronomia (Fitotecnia -Entomologia Agrícola) pela Universidade Federal do Ceará (1984) e Doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (2003), Especialização em Gestão Universitária pela Universidade Federal do Ceará (2004). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: Atta opaciceps, bioecologia e comportamento, Morfologia Geral e Taxonomia de insetos, pastagem .

Downloads

Publicado

2016-06-30

Edição

Seção

Artigos Originais