EDUCAÇÃO PERMANENTE, INTERPROFISSIONALIDADE E PRÁTICAS COLABORATIVAS NA ATENÇÃO À SAÚDE

  • Suelem Dias Monteiro Oliveira Secretaria de Saúde de Sobral-CE
  • Bruna Dourado Martins Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Clarissa Maria Silva Freire Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Liduina Lara Ximenes Lima Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Lielma Carla Chagas da Silva Escola de Saúde Pública Visconde de Sabóia
  • Patrícia Bezerra Gomes Universidade Federal do Ceará-UFC
Palavras-chave: Interprofissionalidade, Educação Interprofissional, Prática Colaborativa, Educação Permanente

Resumo

RESUMO

O trabalho interprofissional e a prática colaborativa em saúde são estratégias para melhorar o funcionamento e organização do sistema de saúde na Atenção Primária à Saúde. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência das vivências de um grupo do PET-Saúde/Interprofissionalidade em um Centro de Saúde da Família, diante das ações interprofissionais. A princípio houve um momento de observação do serviço, a fim de conhecer sua dinâmica. Posteriormente, em momentos de conversas e  Educação Permanente com a equipe de saúde e, foram discutidos os conceitos de inter, multi e uniprofissionalidade, destacando os pontos positivos e negativos, além de sugerir os possíveis locais onde a interprofissionalidade poderia se inserir. Deste modo, construímos e pactuamos junto com a equipe de saúde um quadro de serviços interprofissionais a serem desenvolvidos no Centro de Saúde da Família. Todavia, há uma necessidade de maior adesão de gestores, profissionais e população para apoiar as estratégias da Educação Interprofissional, ferramenta potente para a transformação das redes de Atenção Primária à Saúde.

Palavras-chave: Interprofissionalidade. Educação Interprofissional. Prática Colaborativa. Educação Permanente.

ABSTRACT

Interprofessional work and collaborative health practice are strategies to improve the operation and organization of the health system in Primary Health Care (PHC). This work aims to relate the experience of a group from PET-Saúde / Interprofissionalidade at the Family Health Center, in face of interprofessional actions. First, there was a moment of observation of the service, to learn about its operation. Subsequently, in moments of conversations and Permanent Educacion with the health team, the concepts of inter, multi and uniprofessionality were discussed, highlighting the positive and negative points, in addition to suggesting the possible places where interprofessionality could be used. This way, we built and agreed with the health team a framework of interprofessional services to be developed at the Family Health Center. However, there is a need for greater accession by managers, professionals and the population to support as strategies of Interprofessional Education, a potent tool for the transformation of Primary Health Care networks.

Keywords: Interprofessionality. Interprofessional Education. Collaborative Practice. Permanent Education.

Biografia do Autor

Suelem Dias Monteiro Oliveira, Secretaria de Saúde de Sobral-CE

Enfermeira pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, Gerente da Estratégia Trevo de Quatro Folhas do município de Sobral-CE, Preceptora do PET-Saúde/ Interprofissionalidade.

Bruna Dourado Martins, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Acadêmica de Educação Fisica da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, monitora do PET - Sa´úde/ Interprofissionalidade

Clarissa Maria Silva Freire, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Aadêmica de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, monitora do PET- Saúde/ Interprofissionalidade.

Liduina Lara Ximenes Lima, Universidade Federal do Ceará - UFC

Acadêmica de Medicina da Universidade Federal do Ceará - UFC, monitora do PET-Saúde/Interprofissionalidade.

Lielma Carla Chagas da Silva, Escola de Saúde Pública Visconde de Sabóia

Enfermeira pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Mestre em Saúde da Família, Escola de Saúde Pública Visconde de Sabóia, preceptora do PET - Saúde/ Interprofissionalidade.

Patrícia Bezerra Gomes, Universidade Federal do Ceará-UFC

Farmacêutica Bioquímica pela Universidade federal do Ceará; docente do curso e Medicina da Universidade Federal do Ceará-UFC; Tutora do PET-Saúde/Interprofissionalidade.

Publicado
2021-03-12