ESCOLA DA TERRA E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: FORMAÇÃO DOCENTE

Autores/as

  • Hermeson Claudio Mendonça Menezes Universidade Federal do Ceará
  • Igor Eduardo de Lima Moreira
  • Clarice Zientarski

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v3.n12.11838

Palabras clave:

Escola da Terra. Formação docente. Escolas multisseriadas.

Resumen

O artigo trata sobre a formação continuada de docentes, tendo como enfoque especial a formação realizada por meio do projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará: “Escola da Terra: formação de professores de escolas multisseriadas do campo e quilombolas”. Aborda as premissas que envolvem o projeto Escola da Terra como instrumentos de superação das contradições educacionais presentes no campesinato. A metodologia fundamenta-se no materialismo histórico-dialético. A formação desenvolvida com os cursistas apresenta como proposta pedagógica a Pedagogia Histórico-Crítica. Os resultados obtidos, até o momento, sinalizam para a importância da formação, tendo em vista que segundo o Censo Escolar/INEP/2015, vinte e quatro por cento (24%) das matrículas registradas no ensino regular e EJA vincula-se a escolas rurais, dos quais 33.986 estudantes frequentam classes multisseriadas, com 346 mil professores, o que torna imperioso vincular os métodos educacionais e a formação com os interesses da classe trabalhadora.

 

Biografía del autor/a

Igor Eduardo de Lima Moreira

Graduando em Pedagogia  pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista da ação extensionista “Escola da Terra: formação de professores de escolas multisseriadas do campo e quilombolas”.

Clarice Zientarski

Coordenadora da ação extensionista “Escola da Terra: formação de professores de escolas multisseriadas do campo e quilombolas”.

Publicado

2017-01-31

Número

Sección

Artigos Originais