CORRELAÇÃO ENTRE USO DE CIRCULAÇÃO EXTRACORPÓREA, TEMPO DE INTERNAÇÃO E COMPLICAÇÕES PULMONARES PÓS-REVASCULARIZAÇÃO DO MIOCÁRDIO

Autores

  • Gabriel Mauriz de Moura Rocha Especialista em Fisioterapia em Cardiorrespiratória pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina (CEUT). Docente do curso de Fisioterapia do CEUT.
  • Evandro Nogueira Barros Filho Especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória pela Universidade de São Paulo - USP. Docente do curso de Fisioterapia do CEUT.

Palavras-chave:

Circulação Extracorpórea. Revascularização Miocárdica. Complicações.

Resumo

Introdução: As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte nos países desenvolvidos e a cirurgia de revascularização do miocárdio (RM) é um procedimento efetivo no tratamento da doença arterial coronariana. Objetivo: Traçar o perfil (gênero) e correlacionar o uso da circulação extracorpórea, com o tempo de internação e as complicações pulmonares. Metodologia: Estudo de corte transversal de natureza quantitativa; realizado em 2 hospitais, no mês de novembro de 2010. Foram analisados 30 prontuários (15 do hospital privado e 15 do hospital filantrópico), sendo os dados analisados: gênero, doenças previas, uso e tempo de circulação extracorpórea, complicações pulmonares. Resultados: Em relação ao gênero houve o predomínio do sexo masculino em 53%. Dos prontuários analisados apenas 1 (um) dos pacientes envolvidos não utilizou circulação extracorpórea e o tempo máximo de utilização foi de 230 minutos. A principal complicação pulmonar observada foi derrame pleural e dos fatores predisponentes mais incidentes foram a diabetes melitus e hipertensão arterial sistêmica. Considerações Finais: Concluiu-se que os pacientes submetidos à cirurgia de revascularização miocárdica com a presença de circulação extracorpórea apresentam alterações da função respiratória diferentes, o que interferiu no tempo de internação e nas complicações pulmonares. Porém, este estudo não tem poder estatístico e possui alguns vieses que impedem essa afirmação de forma sólida.

Palavras-Chave: Circulação Extracorpórea. Revascularização Miocárdica. Complicações.

Biografia do Autor

Gabriel Mauriz de Moura Rocha, Especialista em Fisioterapia em Cardiorrespiratória pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina (CEUT). Docente do curso de Fisioterapia do CEUT.

Especialista em Fisioterapia em Cardiorrespiratória pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina (CEUT). Docente do curso de Fisioterapia do CEUT.

Evandro Nogueira Barros Filho, Especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória pela Universidade de São Paulo - USP. Docente do curso de Fisioterapia do CEUT.

Especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória pela Universidade de São Paulo - USP. Docente do curso de Fisioterapia do CEUT.

Downloads

Publicado

2012-12-19