INFLUÊNCIA DA FLEXIBILIDADE MUSCULOTENDÍNEA NAS LESÕES DE ATLETAS DO VOLEIBOL

Autores

  • José Martim Marques Simas Graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UNISALESIANO.
  • Claus Gonçalves Especialista em Medicina Esportiva pela Faculdade de Medicina de Catanduva – FAMECA.

Palavras-chave:

Amplitude de movimento articular. Exercícios de alongamento muscular.Voleibol.

Resumo

Introdução: O voleibol caracteriza-se como um jogo complexo, de habilidades simples e movimentos constantes que exigem força, flexibilidade, potência, agilidade e condicionamento aeróbico. Objetivo: Revisar sobre flexibilidade na prática do voleibol, evidenciando principalmente seus efeitos fisiológicos e benefícios, tendo em vista as inadequações no preparo do gesto esportivo e as constantes dúvidas de atletas, preparadores físicos e profissionais da saúde quanto ao seu favorecimento na melhoria dessa prática esportiva, no desempenho do atleta e na prevenção de lesões. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa sistemática da literatura em bases eletrônicas de dados confiáveis: Pubmed, Lilacs, Medline e Scielo. Resultados: Foram selecionados 34 artigos de maior relevância para o assunto. Desse total, seis estavam em português (17,35%) e vinte e oito em inglês (82,35%). Considerações Finais: Mediante essa revisão, denota-se que a flexibilidade pode ser considerada um fator fundamental na prática do voleibol, para um melhor rendimento e desempenho dos atletas de voleibol e das demais modalidades, além de auxiliar na prevenção de alterações posturais, disfunções osteomioarticulares e lesões esportivas.

 

Palavras-Chave: Amplitude de movimento articular. Exercícios de alongamento muscular. Voleibol.

Biografia do Autor

José Martim Marques Simas, Graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UNISALESIANO.

Graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UNISALESIANO.

Claus Gonçalves, Especialista em Medicina Esportiva pela Faculdade de Medicina de Catanduva – FAMECA.

Especialista em Medicina Esportiva pela Faculdade de Medicina de Catanduva – FAMECA.

Downloads

Publicado

2012-12-19