ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA EM PACIENTES PEDIÁTRICOS VÍTIMAS DE QUEIMADURAS: REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Clara Taína Silva Lima Universidade Federal do Ceará,.
  • Luanna Duarte Ribeiro Universidade Federal do Ceará.
  • Mariana Dias Teles Universidade Federal do Ceará.
  • Geirle Lopes Falcão Universidade Federal do Ceará.
  • Nataly Gurgel Campos Universidade Federal do Ceará.

Palavras-chave:

Fisioterapia. Queimaduras. Criança.

Resumo

Introdução: O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como “sinais de distúrbios focais (por vezes global) da função cerebral de evolução rápida durante mais de 24 horasocasionando a morte sem outra causa aparente além daquela de origem vascular”. Objetivo: Analisar o perfil epidêmio-sócio-econômico depacientes acometidos por acidente vascular encefálico cadastrados na estratégiade saúde da família na cidade de Cajazeiras-PB. Resultados: Caracterizou-se por ser um estudodescritivo com pesquisa de campo de natureza quantitativo e de caráter transversal com amostra de 24 pacientes. Os dados da pesquisa foram coletados através do questionário de Berger. Resultados: Os dados do nosso estudo evidenciaram que não houve predominância quanto ao gênero, sendo a raça com predominância entre os negros 12 (50%). Em relação à classificação do AVE, demonstroumaior prevalência de AVE isquêmico 22 (91,7%) em relação ao hemorrágico. Afaixa etária de acometimento foi em média 67,51 e a moda com 71. Quanto àescolaridade 19 (79%) são analfabetos. Em relação à avaliação de incapacidadede acordo com a escala de Rankin modificada. Os indivíduos apresentam maiorproporção de incapacidade moderada 8 (33%) a grave com 6 (25%). Conclusão: Melhores estratégias de prevenção devem ser oferecidas a população estudada.

Biografia do Autor

Clara Taína Silva Lima, Universidade Federal do Ceará,.

Graduanda em Fisioterapia pela Universidade Federal do Ceará - UFC

Luanna Duarte Ribeiro, Universidade Federal do Ceará.

Graduanda em Fisioterapia na Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do Centro Acadêmico do curso de Fisioterapia da UFC (2010-2012). Extensionista do Programa de Promoção da Saúde (PROSA) da UFC desde 2010. Participante do grupo de pesquisa do CNPQ "Fisioterapia e Promoção da Saúde em Populações Vulneráveis". Áreas de atuação: Adolescentes em conflito com a lei, Idosos institucionalizados, Pesquisa em Fisioterapia, Promoção da Saúde.

Mariana Dias Teles, Universidade Federal do Ceará.

Acadêmica do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará. Extensionista do Programa de Promoção da Saúde (Prosa), desenvolvendo trabalhos com grupos de vulnerabilidade social.

Geirle Lopes Falcão, Universidade Federal do Ceará.

Graduanda em Fisioterapia pela Universidade Federal do Ceará - UFC

Nataly Gurgel Campos, Universidade Federal do Ceará.

Fisioterapeuta, graduada pela Universidade de Fortaleza (2006). Pós- Graduada em Fisioterapia Cardiovascular e pneumofuncional pela Universidade de Fortaleza- UNIFOR (2007). Bolsista no ano de 2007 do Núcleo de Atenção Médica Integrada- NAMI- UNIFOR, no setor de Estimulação Precoce e Neuropediatria. Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará- UECE (2010).

Downloads

Publicado

2013-06-30