FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA NA ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA

Autores

  • Carlyle Marinho Junior Centro Universitário Salesiano Auxilium.
  • Marcos Henrique Dall'aglio Foss Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
  • Claus Gonçalves Instituto Lucy Montoro de Reabilitação.
  • Marielza Regina Ismael Martins Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
  • Thiago Barbosa Maia Hospital de Base de São José do Rio Preto.

Palavras-chave:

Esclerose Amiotrófica Lateral. Modalidades de Fisioterapia. Reabilitação.

Resumo

Introdução: Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa progressiva, conhecida como doença do neurônio motor, caracteriza-se pela presença de sinais e sintomas do neurônio motor superior e do neurônio motor inferior, de início na idade adulta e óbito, em geral, 2 a 5 anos após início da doença por complicações respiratórias. A intervenção fisioterapêutica promove melhora no quadro clínico e na qualidade de vida. Objetivo: Avaliar o efeito terapêutico do método de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP) em um paciente com esclerose lateral amiotrófica. Conclusão: Sugere-se que a FNP melhorou a função motora e respiratória, sendo uma importante técnica de tratamento em ELA e possibilitou motivação e qualidade de vida ao paciente.

 

Biografia do Autor

Carlyle Marinho Junior, Centro Universitário Salesiano Auxilium.

Graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (2007). Especialização Latu Sensu em Fisioterapia Hospitalar pela Faculdade de Medicina de São José de Rio Preto. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Cardiorrespiratória, Musculoesquelética e neurológica pelo Hospital de Base - HB. Atualmente é Orientador de ensino em Fisioterapia Hospitalar pelo Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium; Fisioterapeuta em academia; Atuando em alterações neurológicas, respiratórias, musculoesqueléticas, avaliação física e correção postural.

Marcos Henrique Dall'aglio Foss, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1988) e mestrado em Educação Médica pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto realizado em convênio com o Ministério de la Salud Pública da República de Cuba(2003). Atualmente é fisioterapêuta - Clínica Médica e Fisioterapia e fisioterapêuta da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, atuando principalmente nos seguintes temas: Ergonomia, Método Kabat, Ciências Neurológicas, Fisioterapia e Neuro- reabilitação.

Claus Gonçalves, Instituto Lucy Montoro de Reabilitação.

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) Júlio de Mesquita Filho (1993). Atualmente é fisioterapeuta do Instituto de Reabilitação Rede Lucy Montoro e da equipe de basquetebol do América Esporte Clube. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Músculo Esquelética

Marielza Regina Ismael Martins, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1982), mestrado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (2004) e doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (2007). Terapeuta Ocupacional do Departamento de Ciências Neurológicas da FAMERP. Áreas de pesquisa: distúrbios de aprendizagem;dor crônica ;Qualidade de vida ;Sindrome de Down.

Thiago Barbosa Maia, Hospital de Base de São José do Rio Preto.

possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário de Rio Preto (2002) , especialização em Fisioterapia Hospitalar pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (2004) , ensino-fundamental-primeiro-grau pelo Colégio Santo André (1991) , ensino-medio-segundo-grau pelo anglo - sistema educacional tristão de athaide (1994) e aperfeicoamento em Fisioterapia Hospitalar pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (2004) . Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Atuando principalmente nos seguintes temas: desmame.

Downloads

Publicado

2013-06-30