LEVANTANDO UMA DISCUSSÃO DO PONTO DE VISTA DA FISIOTERAPIA SOBRE O CRAS HILDA BRASIL LEITE, LOCALIZADO NA CIDADE MOSSORÓ/RN

  • Francisco Eudison da Silva Maia Universidade Potiguar (UnP).
  • Cleberton Henrique Andrade de Castro Universidade Potiguar (UnP).
Palavras-chave: Vulnerabilidade Social. Serviço Social. Fisioterapia.

Resumo

Introdução: A participação do profissional Fisioterapeuta na área social deve ser incentivada, pois este profissional tem competência técnica para dar pareceres técnicos científicos em diversas áreas,podendo também somar com as atividades desenvolvidas no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)especialmente nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que é a unidade responsável pela oferta de serviços de proteção básica, nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Objetivo: Opresente relato de caso tem o objetivo de levantar uma discussão sobre a funcionalidade do CRAS Hilda Brasil Leite, localizado no bairro Alto de São Manoel, Mossoró/RN, sobre as perspectivas da Fisioterapia. Metodologia: Para tanto realizamos uma pesquisa de campo no CRAS citado, além da pesquisa bibliográfica em periódicos, livros de áreas afins ao tema abordado e artigos. O presente trabalho caracteriza-se um relato de caso produzido por meio de uma pesquisa de campo, sendo a amostra não probabilística em relação as instituições do CRAS na cidade de Mossoró. Resultados: Foi possível concluir que a normatização do SUAS e as ações do CRAS é de suma importância para a população de maior vulnerabilidade social, e que o Fisioterapeuta pode está somando neste nicho de atividade. Constatou-se também a urgência em se realizar a ampliação e reforma da estrutura do prédio onde funciona o órgão em analise, como também a participação de parceiros, sejam públicos ou privados. Conclusão: Concluímos quea participação do profissional Fisioterapeuta neste nicho de atividade deve ser incentivada e que CRAS Hilda Brasil Leite poderia ter suas ações potencializadas se tivesse uma infraestrutura predial adequada e o apoio de parceiros.

Biografia do Autor

Francisco Eudison da Silva Maia, Universidade Potiguar (UnP).
Discente do curso de Fisioterapia, cursando o 8º período, no turno matutino, na turma “B”, da Universidade Potiguar – UNP, Campus Mossoró.
Cleberton Henrique Andrade de Castro, Universidade Potiguar (UnP).
Docente do curso de Fisioterapia da Universidade Potiguar e orientador do artigo.
Publicado
2013-12-18