Desafios para vencer a epidemia de AIDS no mundo

Autores

  • Telma Martins UFC

Resumo

Olhando para o futuro, para o eventual fim da epidemia de aids, os Estados Membros das Nações Unidas endossaram em 2013, a Declaração de compromisso sobre HIV/Aids pactuada por 189 países, inclusive o Brasil, na 26ª Assembleia Geral das Nações Unidas. Este documento estabeleceu uma série de metas ambiciosas e o compromisso de eliminação da Aids até 2015, reduzindo novas infecções pelo HIV e mortes relacionadas a Aids. Dentre os indicadores pactuados destacamos os seguintes: Reduzir a transmissão sexual do HIV em 50% até 2015; Alcançar 15 milhões de pessoas com HIV em uso de TARV até 2015 e Reduzir pela metade as mortes por tuberculose entre os que vivem com HIV em 2015 (UNAIDS, 2013).

O alcance destas metas requer um investimento considerável dos países, nas políticas para a ampliação do diagnóstico e tratamento precoce da infecção pelo HIV, considerando os portadores de tuberculose, e as populações cujas taxas de prevalência são mais elevadas que as da população em geral.

As vantagens de detectar precocemente a infecção pelo HIV incluem a possibilidade de cura funcional (estágio em que o vírus continua a estar presente, mas não requer tratamento antiretroviral pelo controle da viremia) e o tratamento no tempo do risco máximo para transmissão (BARTLETT, 2013).

Downloads

Publicado

2015-06-30