Análise da incidência de lesões na articulação do ombro em atletas de natação

Autores

  • Marklana da Frota Diniz Fisioterapeuta. Especializanda em Traumatologia e Ortopedia com Ênfase em Terapia Manual pelo Centro Universitário Estácio do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.
  • Thiago Brasileiro de Vasconcelos Fisioterapeuta. Me. Doutorando em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil. Bolsista Capes.
  • Giselle Notini Arcanjo Fisioterapeuta. Ma. Docente do Centro Universitário Estácio do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil. Orientadora do Programa de Iniciação Científica (PIC/FIC).

Palavras-chave:

Lesões musculares. Ombro. Natação.

Resumo

Introdução: A natação competitiva pode comprometer a saúde de seus praticantes por ser um dos esportes mais exigentes e por consumir tempo e dedicação considerável. Portanto, pode causar uma série de lesões principalmente na articulação do ombro, devido ao excesso de uso da articulação, sobrecargas impostas durantes os treinos e por falta de equilíbrio muscular. Objetivo: Analisar a incidência de lesões na articulação do ombro em atletas de natação. Métodos: Estudo de campo quantitativo de caráter transversal e descritivo. Realizado em um clube na cidade de Fortaleza, Ceará, entre os meses de Fevereiro a Julho do ano de 2010. Foram avaliados 30 atletas de natação, pertencentes a três categorias Petiz, Infantil e Juvenil com a faixa etária entre 11 e 16 anos. Resultados: Entre as categorias avaliadas, 83% dos atletas apresentaram pelo menos um dos testes positivos para diagnóstico de lesões musculares, sendo o que obteve maior incidência foram os da modalidade infantil, apresentando 100% de positividade entre os avaliados. Conclusão: Nesse estudo foi possível concluir que é comum o aparecimento de lesão nos nadadores jovens, assim ressalta-se a importância de um trabalho de condicionamento físico bem como a complementação com exercícios de reforço muscular e alongamentos como forma de prevenção do aparecimento dessas lesões.

Biografia do Autor

Marklana da Frota Diniz, Fisioterapeuta. Especializanda em Traumatologia e Ortopedia com Ênfase em Terapia Manual pelo Centro Universitário Estácio do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Fisioterapeuta. Especializanda em Traumatologia e Ortopedia com Ênfase em Terapia Manual pelo Centro Universitário Estácio do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Thiago Brasileiro de Vasconcelos, Fisioterapeuta. Me. Doutorando em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil. Bolsista Capes.

Fisioterapeuta. Me. Doutorando em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil. Bolsista Capes.

Giselle Notini Arcanjo, Fisioterapeuta. Ma. Docente do Centro Universitário Estácio do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil. Orientadora do Programa de Iniciação Científica (PIC/FIC).

Fisioterapeuta. Ma. Docente do Centro Universitário Estácio do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil. Orientadora do Programa de Iniciação Científica (PIC/FIC).

Downloads

Publicado

2015-06-26