CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS DOS PACIENTES SOB ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA INTERNADOS NA UTI DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Autores

  • Lailane Saturnino da Silva Fisioterapeuta, Residência em Terapia Intensiva (Universidade Federal do Ceará), Especialista em Terapia Intensiva Adulto (COFITTO/ASSOBRAFIR).
  • Daniela Gardano Bucharles Mont'alverne Universidade Federal do Ceará
  • Ana Irene Carlos de Medeiros Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Gabriela Câmara Batista da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Elisete Mendes Carvalho Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Unidades de Terapia Intensiva, Fisioterapia, Cuidados Intensivos

Resumo

Objetivos: Descrever o perfil clínico dos pacientes submetidos à assistência fisioterapêutica na UTI clínica de um Hospital Universitário. Métodos: Estudo transversal, descritivo, com abordagem quantitativa, realizado no período de Outubro de 2013 a Outubro de 2014. Os dados foram coletados a partir da ficha protocolar elaborada pelos fisioterapeutas da unidade. A análise estatística foi realizada pelo programa software Statistical Package for Social Sciences - SPSS for Windons (versão 20, Chicago, EUA). A distribuição normal dos dados foi verificada através do Teste de Kolmogorov-Sminorv. A análise das correlações e comparação entre variáveis foi avaliada por meio do teste Qui-quadrado. Resultados: 171 pacientes participaram da pesquisa, sendo 90 (52,6%) do sexo masculino e 81 (47,3%) do sexo feminino. As doenças cardiorrespiratórias constituíram a principal causa de internação na UTI, seguidas pela sepse/choque séptico e pelos pós-operatórios. 39 pacientes permaneceram por mais de 15 dias em uso da VMI e a frequência de utilização da mesma aumentou proporcionalmente à faixa etária. Houve uma forte associação (R=0,62; p=0,05) entre idade e tempo de permanência na VMI. As complicações mais frequentes foram às relacionadas ao aparelho cardiorrespiratório. A mortalidade foi de 38,9% no sexo masculino e 45,7% no sexo feminino. Conclusão: Evidenciou-se que as doenças cardiorrespiratórias e hepáticas foram as principais causas de admissão na UTI, sendo observado que os pacientes submetidos a VMI apresentaram tempo de permanência superior a 15 dias, e quanto ao desfecho de  internamento, foi demonstrado uma expressiva taxa de mortalidade, sendo tais resultados possivelmente atribuídos ao contexto institucional.

Biografia do Autor

Daniela Gardano Bucharles Mont'alverne, Universidade Federal do Ceará

Fisioterapeuta, Doutora em Pneumologia pela Universidade de São Paulo (USP), Professora Adjunta do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Ana Irene Carlos de Medeiros, Universidade Federal de Pernambuco

Fisioterapeuta, Residência em Fisioterapia em Terapia Intensiva pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestranda em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Ana Gabriela Câmara Batista da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Fisioterapeuta, Mestre em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Elisete Mendes Carvalho, Universidade Federal do Ceará

Fisioterapeuta, Doutora em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Professora Adjunta do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Downloads

Publicado

2016-08-04