A percepção do cuidador sobre a atuação do fisioterapeuta no atendimento domiciliar de pacientes acamados

Autores

  • Hévila Nascimento Gomes Fisioterapeuta, Residente em Saúde da Família e Comunidade pela Escola de Saúde Pública do Ceará.
  • Maria Iracema Capistrano Bezerra Fisioterapeuta. Mestre em Saúde Coletiva e Coordenadora da Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Publica do Ceará

Palavras-chave:

Cuidadores. Fisioterapia. Serviços de Assistência Domiciliar.

Resumo

Introdução: A atenção domiciliar inclui a reorganização do processo de trabalho pela equipe de saúde e as discussões sobre diferentes concepções e abordagens à família. Espera-se que os profissionais sejam capazes de atuar com criatividade e senso crítico, mediante uma prática humanizada, competente e resolutiva, que envolva ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação. A participação ativa do usuário, família e profissionais envolvidos na assistência domiciliar constitui um traço importante para a efetivação dessa modalidade de atenção. Objetivo: Avaliar a atuação do fisioterapeuta do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) no atendimento domiciliar de pacientes acamados, sob a visão do cuidador. Métodos: Trata-se de um estudo transversal de caráter quantitativo. A pesquisa foi realizada a partir de um questionário aplicado no período de janeiro a março de 2016 aos cuidadores de pacientes acamados, no município de Horizonte (CE). Resultados: Foi observado que, no geral, os cuidadores se mostram satisfeitos com o serviço prestado pelos profissionais de fisioterapia, onde 55% consideram importante a presença do fisioterapeuta na recuperação do paciente e todos recomendariam este serviço para amigos e familiares. Conclusão: Observa-se através do estudo que os fatores interpessoais colaboram para que haja um melhor vínculo entre cuidador e fisioterapeuta, ocasionando uma melhor adesão ao tratamento domiciliar, tendo em vista que a necessidade de fortalecimento do vínculo com a equipe de saúde é essencial para a comunicação entre o fisioterapeuta e o cuidador, e para a recuperação plena do paciente.

 

Downloads

Publicado

2016-12-27