ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA NA DOENÇA DE PARKINSON: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Thayanne Gomes Neves Universidade de Fortaleza Faculdade Inspirar
  • Joseane da Costa Oliveira Universidade de Fortaleza
  • Luciana Saraiva Cartaxo Universidade de Fortaleza
  • Sarah Correia Pinto Freitas Universidade de Fortaleza Unichristus
  • José Nilson Rodrigues de Menezes
  • Luciana Dias Belchior

Palavras-chave:

Doença de Parkinson. Tratamento.

Resumo

Introdução: A Doença de Parkinson (DP) se caracteriza pela degeneração progressiva dos neurônios dopaminérgicos da substância negra. Os sinais clínicos mais encontrados são o tremor de repouso, bradicinesia, rigidez, distúrbios de equilíbrio e postural. O tratamento deve ser multidisciplinar e de acordo com o comprometimento, visando a melhora e o retardo dos sintomas. A fisioterapia possibilitará a maior independência funcional possível para os indivíduos com DP. Objetivo: Analisar as produções científicas acerca da Fisioterapia na Doença de Parkinson. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa, realizada de setembro a outubro de 2015, nas bases de dados eletônicas SCIELO, LILACS, MEDLINE PubMed, COCHRANE no período de 2005 a 2013, empregando-se, de forma associada, os descritores “Doença de Parkinson and Fisioterapia” e “Parkinson Disease and Physico Therapy”. Resultados: A amostra foi composta por 17 artigos, os quais abordaram as alterações mais comuns na Doença de Parkinson assim como suas terapias. Quando analisados em relação ao tema principal abordado, oito estudos discutiam prevalentemente sobre a capacidade funcional, três sobre o equilíbrio e 5 sobre as terapêuticas nos sintomas motores. Conclusão: Evidenciou-se, portanto, que a fisioterapia contribui beneficamente para a melhora dos sintomas motores, equilíbrio e consequentemente na capacidade funcional das pessoas com DP.

Biografia do Autor

José Nilson Rodrigues de Menezes

Doutor em Biotecnologia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE - Rede Nordeste de Biotecnologia - RENORBIO, Mestre em Educação em Saúde pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Especialista em Psicologia Educacional pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Especialista em Fisioterapia Cárdio Respiratória pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Especialista em Saúde do Idoso pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Professor Adjunto 1 da Universidade de Fortaleza - UNIFOR, no curso de Fisioterapia e no curso de Psicologia, ministrando os módulos Fisioterapia na Saúde Funcional do Adulto e do Idoso I - FSFAI I, Trabalho de Conclusão de Curso I - TCC I (Pesquisa em Fisioterapia) Trabalho de Conclusão de Curso II - TCC II (Pesquisa em Fisioterapia) e na disciplina Neurociências e Psicologia. Professor na Pós-Graduação no Curso de Especialização em Neurociências e Reabilitação. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: Atenção Fisioterapêutica na Saúde do Adulto e do Idoso, em Pesquisa em Fisioterapia, Psicologia Educacional, Neurociências e Atenção Fisioterapêutica em Neurologia. Funcionário Público Estadual na Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social - STDS - Ce (Fisioterapeuta da Unidade de Abrigo de Idosos).

Luciana Dias Belchior

Doutora em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2014), Mestra em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2010), Especialista em Fisioterapia na Reeducação da Motricidade pela Universidade de Fortaleza (1998), Especialista em Psicologia Aplicada - Psicomotricidade pela Universidade Federal do Ceará (2005), graduada em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (1995). Atual na área de Fisioterapia Neurológica com ênfase na doença de Parkinson.

Downloads

Publicado

2016-12-27