Histórico do periódico

A REVISTA DE GEOLOGIA constitui um periódico indexado sob número ISSN 0103-2410, editado em língua portuguesa, com ampla divulgação para mais de 230 bibliotecas de universidades públicas e privadas brasileiras, latino-americanas e européias, assim como para bibliotecas de órgãos públicos nacionais da área das Geociências. Criada em 1987, a REVISTA DE GEOLOGIA teve o seu primeiro número lançado em julho de 1988.

Hoje, já são 29 volumes publicados, com periodicidade semestral.

Inicialmente, seu Conselho Editorial era composto primordialmente por membros locais do Departamento de Geologia da UFC. Hoje tem em seu Conselho renomados professores e pesquisadores de nível internacional, dando à Revista um forte respaldo científico. A CAPES a classifica como B4, referente ao tipo Nacional e conceito B.

Desde 2001, a revista é também o veículo oficial de divulgação científica dos trabalhos completos apresentados nos Simpósios de Geologia do Nordeste, organizados pela Sociedade Brasileira de Geologia – Núcleo Nordeste.

O novo Comitê Editorial da Revista de Geologia da UFC, que foi empossado em Maio de 2005, tem o ambicioso objetivo de tornar este periódico ainda mais dinâmico e abrangente, divulgando o conhecimento geocientífico produzido em todo o território brasileiro. Suas principais metas são:

  1. Melhorar o nível científico dos trabalhos publicados pela Revista;
  2. Ampliar o universo de trabalhos científicos publicados com a inclusão de seções técnico-científicas, artigos resumidos (short notes), resumos de teses, dissertações e relatórios finais de graduação, bem como revitalizar a seção didática;
  3. Disponibilizar o acesso digital a todos os artigos publicados pela Revista;
  4. Melhorar a classificação da Revista junto à CAPES.