Estudo Composicional da Argila Extraída no Município de Cedro de São João Para Fabricação de Porcelanato, Estado de Sergipe

Autores

  • Vivianne Andrade Bastos Universidade Federal de Sergipe
  • Aracy Sousa Senra

Resumo

A Formação Batinga, alvo deste estudo, especificamente o membro Boacica, é constituído por argilitos e siltitos laminados formados em ambiente glacio-lacustre no Carbonífero. Este ambiente de sedimentação gerou um depósito particular no Estado de Sergipe, que atualmente é de interesse para empreendedores na mineração. O material extraído na área estudada já é explotado para fins da indústria cerâmica por no mínimo, vinte anos. Isso sem dúvida atesta as notáveis particularidades dessa matéria-prima. O minério extraído na Jazida Batinga, em Cedro de São João, tem finalidade distinta dos demais depósitos de argila do município, pois é empregado na fabricação de porcelanato, já que suas características mineralógicas, físicas e de explotação são peculiares. Este estudo pretende acompanhar o caso de extração do material referido, caracterizando a matéria-prima através de técnicas analíticas, tais como Difração de Raios-X e quantificação de matéria orgânica. Além de conjuntamente obter informações a respeito do método de extração e situação legal da jazida. A mineralogia identificada para as amostras na fração argilosa é composta por quartzo, ilita, clorita e K-feldspato. Já a quantidade de matéria orgânica alcança em média 1,5% do teor das amostras. Isso significa que em proporções adequadas, esses componentes formam um depósito singular.  Todos os dados adquiridos neste estudo, associados ao conteúdo descrito na literatura para a mesma região, trazem novas interpretações em relação à classificação das argilas e a importância da jazida estudada para o cenário extrativo regional.

Biografia do Autor

Vivianne Andrade Bastos, Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Geologia da Universidade Federal de Sergipe.

Referências

ANDRADE, L.P. 2015. Caracterização Mineralógica da matéria-prima extraída pela indústria Ceramista no município de Cedro de São João, Sergipe. (Tese de mestrado). Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe. Disponível em: . Acesso em 15 de fev. 2017.

ARANEDA, F.L. 2015. Tipos de Argilas para Cerâmica. Canoas, Rio Grande do Sul. Disponível em: Acesso em 03 mar. 2017.

DELGADO, I.M.T. 2005. Aplicabilidade das Argilas do Município de Sapoema e Curiúva (PR) na Indústria Cerâmica Artesanal e suas Implicações no Contexto Socioeconômico. Paraná, Londrina.

DNPM- Departamento Nacional de Produção Mineral. Cadastro Mineiro. Disponível em Acesso em 28 mar. 2017.

GASPAR, J.L.A.; Moreno, M. T.; Souza, M. H. de O. 2007. Estudo Comparativo dos efeitos de aditivos naturais sobre uma massa para pavimentos cerâmicos por via seca. Rio Claro: Revista Cerâmica Industrial, 12 (1/2) Janeiro/Abril, IGCE/UNESP. Disponível em <http://www.ceramicaindustrial.org.br> Acesso em 19 dez. 2016.

GRUN, E. 2007.Caracterização de Argilas Provenientes de Canelinha/SC e Estudo de Formulações de Massas Cerâmicas. (Tese de Mestrado). Universidade do Estado de Santa Catarina. Joinville: UDESC. Disponível em Acesso em 19 dez. 2016.

HALLIDAY, D. & RESNICK, R. 1991. Fundamentos de Física. Vol. 4: Ótica e Física Moderna. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos.

KLOPROGGE, J.T; DUONG, L.V; FROST, R.L. 2005.A review of the synthesis and characterization of pillared clays and related porous materials for cracking of vegetable oils to produce biofuels. Environ Geol, 47: 967 – 981.

LUNA, F.J.; SCHUCHARDT, U. 1999. Argilas pilarizadas - Uma Introdução. Campinas, São Paulo. Química Nova, v.22, n.1, p.104109.

MACHADO, F.B. 2013. Rochas Sedimentares. Museu de minerais e rochas. Disponível em Acesso em 19 dez. 2016

PRADO, C.M.O. 2012. Caracterização Química e Mineralógica das Argilas Utilizadas Na Produção de Cerâmica Vermelha No Estado de Sergipe. (Tese de Mestrado) Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão.

RIBEIRO, C.G; CORREIA, M. G.; FERREIRA, L.G; GONÇALVES, A. M.; RIBEIRO, M. J. P., FERREIRA, A. A. L. 2004. Estudo sobre a Influência da Matéria Orgânica na Plasticidade e no Comportamento Térmico de uma Argila; Cerâmica Industrial, 9 (3) Maio/Junho.

SANTOS, R.A; MARTINS, A.A.M; NEVES, J.P; LEAL, R.A. 1998.Geologia e Recursos Minerais do Estado de Sergipe. CPRM/CODISE, 107.

SOUSA, S.J.G. 2008. Desenvolvimento de Massas Cerâmicas Processadas por via seca com matérias-primas do norte fluminense visando aplicação em revestimento poroso (Tese de Doutorado). Campos dos Goytacazes – Rio de Janeiro. Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF.

SRH- Secretaria de Recursos Hídricos. 2014. Atlas Digital de Recursos Hídricos. CD – ROM. Atlas digital sobre recursos hídricos de Sergipe: sistema de informações sobre recursos hídricos de Sergipe (SIRHSE) [CD-ROM]. Aracaju: Superintendência de Recursos Hídricos (SRH); Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH). 2014.

TIPLER, P.A. 1994. Livro texto Física moderna. Reverté. Editora Gen LTC.

VERDADE, F. 1954. Ação da água oxigenada sobre a matéria orgânica do solo. Boletim Técnico de Divisão de Experimentação e Pesquisas. Instituto Agronômico. Vol. 13 nº24. Campinas, São Paulo.

Downloads

Publicado

2019-03-21

Edição

Seção

Artigos