CARACTERIZAÇÃO GEOELÉTRICA DO AQUÍFERO SERRA GRANDE NA BORDA NORDESTE DA BACIA SEDIMENTAR DO PARNAÍBA.

Autores

  • Robério Bôto Aguiar CPRM/Serviço Geológico do Brasil
  • Sônia Maria Silva Vasconcelos Departamento de Geologia/Universidade Federal do Ceará
  • José Márcio Lins Marinho Departamento de Geologia/Universidade Federal do Ceará
  • Walber Cordeiro Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos

Resumo

O aquífero Serra Grande representa a sequência basal da Bacia Sedimentar do Parnaíba, cuja área de exposição e recarga se caracteriza por uma estreita faixa de direção N-S. Para definir as características geológicas e geométricas da borda nordeste da Bacia do Parnaíba, foram utilizadas técnicas de investigação indireta, através da aplicação do método geofísico de eletrorresistividade, visando definir a configuração estrutural e estratigráfica dessa área, além de identificar os locais mais promissores para acumulação de água subterrânea. Foram realizadas oitenta sondagens elétricas verticais cujos dados foram tratados, processados e interpretados, através de softwares específicos, que permitiram investigar, em média, 500 metros de profundidade. Algumas sondagens, especialmente na zona central e sul da área, não alcançaram as rochas do embasamento cristalino, e outras, investigaram pequenas profundidades, o que tornou difícil definir com precisão o limite inferior do aquífero e estimar uma espessura média para as rochas do Grupo Serra Grande. Foram elaboradas seções geoelétricas que ilustram bem o comportamento hidrogeológico do Grupo Serra Grande e indicam a presença de estruturas do tipo grabenformes. Os estudos revelaram a existência de duas zonas aquíferas, as quais estão separadas por uma camada resistiva, com valores de resistividade entre 100 e 400 ohm.m. As secções M-N e O-P reforçam a ideia de que o graben relativo à falha Café-Ipueiras adentra a bacia. Estimar o potencial do aquífero não foi possível porque muitas sondagens não investigaram todas as camadas. Os maiores gradientes hidráulicos estão relacionados aos grandes declives topográficos e os menores, localizados na parte oeste da área, em Cocal, Domingos Mourão e Pedro II e na parte leste em Guaraciaba do Norte. Estes são locais mais favoráveis à captação de água subterrânea. Os estudos de eletrorresistividade trazem grandes subsídios para projetos de perfuração de poços, tanto de caráter hidrogeológico quanto estratigráfico.

Biografia do Autor

Robério Bôto Aguiar, CPRM/Serviço Geológico do Brasil

Graduado em Geologia pela UFC em 1991; Mestre em Geologia (Área de Concentração: Hidrogeologia) pela UFC em 1999; Doutor em Geologia (Área de Concentração: Hidrogeologia) pela UFC em 2017; Pesquisador em Geociências (Hidrogeologia) lotado na Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial - DHT da CPRM/Serviço Geológico do Brasil.

Sônia Maria Silva Vasconcelos, Departamento de Geologia/Universidade Federal do Ceará

Graduada em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (1974) e Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1979), especialização em Hidrogeologia pela Universidade Federal do Ceará (1987), mestrado em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) pela Universidade Federal do Ceará (1989), doutorado em Geociências (Hidrogeologia) pela Universidade de São Paulo (1999) e Pós-Doutoramento em Geoestatística realizado no Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa (2008). Professora da Universidade Federal do Ceará desde 1983. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Hidrogeologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Fluxo de água subterrânea, Geoestatística e Geofísica aplicadas em Hidrogeologia .

José Márcio Lins Marinho, Departamento de Geologia/Universidade Federal do Ceará

Graduado em Geologia pela Universidade Federal de Pernambuco(1965) e Matemática pela Universidade Federal do Ceará(1980), mestrado em Geofísica pela Universidade Federal da Bahia(1977) e doutorado em Geofísica pela Universidade Federal da Bahia(1997). Atualmente é Colaborador da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geofísica. Atuando principalmente nos seguintes temas:Eletrorresistividade, Água subterrânea

Walber Cordeiro, Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos

Graduado em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (1980), especialização em Hidrogeologia - Departamento de Geologia da UFC (1987) e mestrado em Geologia - Área de concentração em Hidrogeologia pela Universidade Federal do Ceará (2000) . Geólogo da SOEC de 1981 a 1987. Geólogo da FUNCEME desde 1987. De 1996 até 2004 atuou na GOGERH. Pesquisador do LABHI do Departamento de Geologia da UFC através de convênio com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (2007-2013). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Hidrogeologia, atuando principalmente nos seguintes temas: hidrogeologia, geofísica e meio ambiente.

Downloads

Publicado

2019-03-21

Edição

Seção

Artigos