GEOPROCESSAMENTO APLICADO AO MAPEAMENTO DAS UNIDADES GEOMORFOLÓGICAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO ALTO CURSO DO RIO MUNDAÚ-PE/AL

Autores

  • Fernando da Silva Alexandre Universidade de Pernambuco - UPE
  • Samuel Othon de Souza Costa Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Rodolfo Alexandre da Silva Gomes de Deus
  • Carlos Eduardo Santos de Lima Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Daniel Dantas Moreira Gomes Universidade de Pernambuco - UPE

Resumo

Os conhecimentos geomorfológicos são imprescindíveis para o ordenamento e gestão territorial. Assim como os estudos e mapeamentos são de grande importância para a sociedade, já que permite a compreensão da paisagem e prevenção de desastres. Com surgimento do Geoprocessamento, a manipulação e coleta de dados espacias se torna eficientemente mais pratico, levando em consideração que o sensoriamento remoto irá permitir a obtenção de dados matriciais de grandes áreas, assim a facilidade de realização de mapeamentos e geração de dados cartográficos é revolucionado. Então para um maior compreensão da paisagem geomorfológica, se utilizou do geoprocessamento para a realização do mapeamento das unidades geomorfológicas do Alto Curso do Rio Mundaú. A metodologia de classificação das formas do relevo seguiu os escritos de Ross (1991; 1992), Casseti (2005), Diniz (2017), Gomes (2016) e IBGE (2009), que compartimentam o relevo em unidades taxonômicas, unidades Morfoestruturais (1° táxon), unidades Morfoesculturais (2° táxon), unidades Morfológicas (3° táxon) e unidades de tipo de formas semelhantes (4° táxon). Após o mapeamento se obteve 1 unidade unidades Morfoestrutural, 2 unidades Morfoesculturais, 4 unidades Morfológicas e 14 unidades de tipo de formas semelhantes.

Biografia do Autor

Fernando da Silva Alexandre, Universidade de Pernambuco - UPE

Departamento de Geografia

Carlos Eduardo Santos de Lima, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Departamento de Ciências Geográficas

Daniel Dantas Moreira Gomes, Universidade de Pernambuco - UPE

Departamento de Geografia

Referências

ALEXANDRE, F. S.; RAMOS, R. P. S.; DEUS, R. A. S. G.; MONTEIRO, G. O.; SANTOS, L. V.; GOMES, D. D. M. Geoprocessamento aplicado a análise morfométrica da Sub-bacia Hidrográfica do Alto Curso do Rio Mundaú – Pernambuco/Alagoas. Anais do 4º Geoalagoas/ Simpósio sobre as Geotecnologias e Geoinformação no Estado de Alagoas, 19 a 21 de setembro de 2016, Maceió,AL,Brasil: Seplag, 2016.

CASSETI, V. Geomorfologia. [S.l.]: [2005]. Disponível em: <http://www.funape.org.br/geomorfologia/ >. Acesso em: 05/10/2017.

CORRÊA. e. DE B.; TAVARES, B. DE A. e.; MONTEIRO, K. DE A.; CAVALCANTI, L. c. DE S.; LIRA, D. R DE. Megageomorfologia e Morfoestrutura do Planalto da Borborema. Revista do Instituto Geológico, São Paulo, 31 (1/2),2010.

CHRISTOFOLETTI, A. Geomorfologia. 2ºed. São Paulo: Edgard Blucher Ltda.

CHRISTOFOLETTI, A. Aplicabilidade do conhecimento geomorfológico nos projetos de planejamento. In: Guerra, A. J. T.; Cunha, S. B. (Org.). Geomorfologia: Uma atualização de bases e conceitos. 5ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

DINIZ, M. T. M.; OLIVEIRA, G. P.; MAIA, R. P.; FERREIRA, B. Mapeamento geomorfológico do Estado do Rio Grande do Norte. Revista brasileira de Geomorfologia, V. 18, Nº 4. 2017.

FITZ, Paulo Roberto. Cartografia básica. Oficina de Textos, 2008.

FITZ, P. R. Geoprocessamento sem complicação. 3.ed. revisada e ampliada. São Paulo. 2013.

GOMES, D. D. M. Geoprocessamento aplicado à análise e zoneamento dos sistemas ambientais da bacia hidrográfica do Rio Mundaú. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências, Departamento de Geologia, Programa de Pós-Graduação em Geologia, Fortaleza, 2015.

GUERRA, A. J. T.; MAÇAL, M. S. Geomorfologia ambiental. 7ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Manual técnico de geomorfologia. Manuais técnicos em geociências. Divulga os procedimentos metodológicos utilizados nos estudos e pesquisas de geociências. 2ª edição, Rio de Janeiro: IBGE, 2009.

ROSA, R. Introdução ao sensoriamento remoto. – 7 ed. Uberlândia: EDUFU, 2009.

ROSS, J. L. S. Geomorfologia: ambiente e planejamento. 2ª ed. São Paulo:

Contexto, 1991.

ROSS, J. L. S. Registro cartográfico dos fatos geomorfológicos e a questão da taxonomia do relevo. Ver. Geografia. São Paulo, IG-USP, 1992.

TUNDISI, J. G. Água no século XXI: enfrentando a escassez. São Carlos: RIMA, 2003.

TRICART, J. Principes et Méthodes de la Geomorphologie. Paris, Masson et Cie. Editeurs, 1965.

TRICART, J. Ecodinâmica. Rio de Janeiro: FIBGE/SEPREN, 1977.

VALERIANO, M. de M. Modelo Digital de Elevação com dados SRTM disponível is para a América do Sul. São José dos Campos: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 2004.

VALERIANO, M. de M. Modelos Digitais de Elevação de microbacias elaborados com krigagem. São José dos Campos: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 2002.

Downloads

Publicado

2019-03-21

Edição

Seção

Artigos