Investigação da Viabilidade Técnica do Aproveitamento dos Rejeitos das Indústrias de Cal do Município de Forquilha-CE, Com Foco na Reparação de Dano Ambiental
Autores
Antônia de Castro Côrtes Pessoa
Francisco Pessoa Machado
Cláudio Ângelo da Silva Neto
José Antonio Beltrão Sabadia
Resumo
As investigações objeto deste trabalho foram direcionadas visando o aproveitamento dos rejeitos oriundos das indústrias de cal hidratada do município de Forquilha, no estado do Ceará. Esses resíduos, com o avanço da produção, formam acúmulos ao redor dos fornos de calcinação do calcário. Estes fornos são do tipo rudimentar, denominados de caieira. Os acúmulos de rejeitos constituem-se em fonte de degradação do meio ambiente. Com as rajadas de vento as partículas mais finas formam nuvem de poeira, afetando a qualidade do ar e a vegetação do entorno das unidades produtivas; no período chuvoso, as enxurradas lixiviam as partículas, que vão poluir e assorear os mananciais hídricos. No intuito de promover a retirada desses entulhos e a consequente mitigação de dano ambiental, foram realizados ensaios geotécnicos de laboratório em oito amostras de aproximadamente 18 kg, sendo uma do solo argiloso (0% de rejeito) e sete compostas com este mesmo solo, com mistura do rejeito, nas dosagens, em volume, de 20%, 30, 40, 50, 60, 70 e 80%. Esses ensaios determinaram, dentre outros parâmetros, a granulometria de cada amostra, bem como os seus índices de Suporte Califórnia (CBR), de plasticidade (IP) e de grupo (IG). O resultado dos ensaios revelou que o efeito na estabilização do solo proporcionada pela incorporação do rejeito às amostras foi expressivo. Assim, por exemplo, a amostra nº 1, formada apenas do solo argiloso, apresentou um CBR de 4%, enquanto a de nº 3, com 30% do resíduo, este índice passou para 24%. Ou seja, um solo argiloso com características físicas de baixa consistência adquiriu significativa estabilização, bastando-se adicionar 30% do rejeito na composição do material terroso; enquanto o IP caiu de 19% para 12% e a expansão foi de 4,09% para 1,57%. Isto significa já ser este um material terroso de qualidade satisfatória para construção de rodovia.