MATERIALES DIDÁCTICOS DE ELE PARA PERSONAS CON DISCAPACIDAD VISUAL

Autores

  • Alicia Rocha Martins
  • Maria Valdenia Falcão do Nascimento

Palavras-chave:

Materiais didáticos, Deficientes visuais, Ensino de ELE, Formação de professores, Inclusão

Resumo

No presente trabalho relatamos nossa experiência durante a residência pedagógica de língua espanhola em uma escola pública de Fortaleza. Objetivamos refletir sobre a utilização de materiais didáticos de espanhol para alunos com deficiência visual (DV) e sobre a importância desses materiais para uma aprendizagem eficaz de espanhol como língua estrangeira. Por meio da análise de propostas didáticas aplicadas em aula, nas quais optamos por trabalhar com materiais em Braille e com audiodescrição, discutimos como esses tipos de recursos podem influenciar na eficácia do processo de ensino e aprendizagem. Na prática pedagógica, tais recursos são utilizados para apresentar conteúdos aos alunos videntes. Para atingir nossos objetivos, durante o estágio, recorremos às contribuições de Celani (2017), que investiga temas como inclusão e formação de professores de línguas estrangeiras e de Medrado (2014) como base para discutirmos sobre a formação de professores para um ensino inclusivo. Consideramos, por fim, que ainda precisamos continuar buscando formas de quebrar as barreiras que os alunos com deficiência enfrentam na escola

Downloads

Publicado

2023-12-18

Como Citar

Rocha Martins, A., & Falcão do Nascimento, M. V. (2023). MATERIALES DIDÁCTICOS DE ELE PARA PERSONAS CON DISCAPACIDAD VISUAL. REVISTA ELETRONICA DO GEPPELE, 11(2), 20–34. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/geppele/article/view/92592