ENSINO DAS VARIEDADES DA LÍNGUA ESPANHOLA SOB UMA PERSPECTIVA MULTIMODAL

Autores/as

  • Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e Souza Universidade Federal do Ceará
  • Raimundo Nonato de Lima e Silva Filho Universidade Federal do Ceará

Palabras clave:

ensino, variedades linguísticas, multimodalidade, língua espanhola.

Resumen

Este ensayo versará sobre el uso de textos hispanoamericanos con la perspectiva multimodal para el aprendizaje del léxico en español como lengua extranjera, teniendo en cuenta las variedades hispanoamericanas, visto que parece ser significativo que los alumnos tengan un abanico lexical que no esté centrado exclusivamente en la variedad peninsular. El objetivo principal de este trabajo es despertar el interés en elaborar actividades con textos multimodales para que los estudiantes puedan ponerse en contacto con el léxico perteneciente a las variedades del español de Hispanoamérica y, con eso, que sean capaces de perfeccionar sus habilidades de comunicación e interpretación textual. Ahora bien, se utilizan las definiciones de Silva (2016) y Cope e Kalantzis (2000 y 2013) que hablan sobre el trabajo de inserción de nuevas tecnologías y sobre la Pedagogía de los Multiletramentos, Morelo (2008) para el trabajo con el léxico, fundamentos de la BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que ya aborda el trabajo con lengua extranjera unida a los multiletramentos, también las colocaciones de Silva; Castro Filho; y Freire (2013) que utilizaron una herramienta multimodal para la enseñanza de inglés como lengua extranjera. Se presenta, también, un ejemplo de trabajo que puede desarrollarse durante el proceso de enseñanza de las variedades hispano-americanas durante las clases.

Biografía del autor/a

Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e Souza, Universidade Federal do Ceará

Possui Licenciatura Plena em Letras Habilitação Português/Espanhol e suas Literaturas (2005) e Mestrado em Lingüística Aplicada (2008), ambos pela Universidade Estadual do Ceará. Doutorado em Linguística (2014) pela Universidade Federal do Ceará. Atuou como docente efetiva da Universidade Federal de Alagoas, e como docente substituta da Universidade Estadual do Ceará e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Atualmente é Professora Adjunto III da Universidade Federal do Ceará, atuando na área de Língua e Ensino. Foi chefe do Departamento de Letras Estrangeiras de dezembro de 2019 a dezembro de 2020. De Membro do grupo de pesquisa GP-LEER e SOCIOLIN-CE. Tem experiência na área de Letras e desenvolve pesquisas, sobretudo, em Linguística Aplicada, Didática da Língua e Literatura Espanhola, Formação de leitores em língua espanhola e Ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira através do uso do texto literário e Estudo de Intertextualidade e Intertextualização.

Raimundo Nonato de Lima e Silva Filho, Universidade Federal do Ceará

Especialista em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas Estrangeiras pela Universidade Federal do Ceará, é graduado em Letras/Espanhol (Licenciatura Plena) pela mesma Universidade. Foi bolsista do Projeto de Iniciação à Docência do Departamento de Letras Estrangeiras da UFC, com monitoria dos Semestres Iniciais do curso de Letras Português/Espanhol. Atuou como professor de Língua Espanhola (níveis inicial e intermediário) do Núcleo de Línguas Estrangeiras da Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é professor do Ensino Fundamental II.

Publicado

2021-08-15

Cómo citar

de Castro Rodrigues Souza e Souza, L. J., & de Lima e Silva Filho, R. N. (2021). ENSINO DAS VARIEDADES DA LÍNGUA ESPANHOLA SOB UMA PERSPECTIVA MULTIMODAL. PERIÓDICO ELETRÓNICO DEL GEPPELE, 9(1), 67–79. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/geppele/article/view/71448