Avaliação andrológica por pontos e teste da libido em curral de touros jovens da raça Braford

Autores/as

  • Luigi Filho Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Londrina/PR.
  • Celso Júnior Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Arapongas/PR.
  • Flávio Júnior Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Arapongas/PR.
  • Silvio Menegassi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), Porto Alegre/RS.
  • Gabriel Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), Porto Alegre/RS.
  • Marcelo Santos Universidade de Cuiabá (UNIC), Cuiabá/MT.
  • Werner Okano Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Arapongas/PR.
  • Flávio Lopes Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Arapongas/PR.

Palabras clave:

andrologia, CAP, libido, Braford.

Resumen

O objetivo do presente estudo foi realizar a avaliação andrológica por pontos e determinar a eficiência do teste da libido em curral, de touros jovens da raça Braford, criados no norte do estado do Paraná. Trinta e seis touros, com média de 21 meses de idade, foram submetidos ao exame andrológico, à classificação andrológica por pontos (CAP) e o teste da libido em curral por 15 minutos. Os touros foram classificados de forma individual, no final de cada cinco minutos de observação e, depois, de forma acumulativa, considerando todos os eventos fisiológicos observados. Com relação à CAP, os touros foram avaliados como muito bons. O escore da libido variou em função do tempo de observação (P <0,05), porém, durante os três períodos de observação, os touros se mantiveram classificados como bons. Quando a classificação foi atribuída aos touros de forma acumulativa, foi verificado aumento do escore da libido, sendo classificados ao final do período como muito bons. Durante o período de teste, as classes de comportamentos de pré cópula e identificação foram as que apresentaram maior frequência, seguida das classes de outros comportamentos e comportamento de cópula. Quando comparado à frequência das classes de comportamentos entre os três períodos de observação, foi verificado diferença (P <0,05) das classes de comportamentos nos primeiros cinco minutos, em relação ao restante do período de observação.


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Publicado

2015-06-08

Número

Sección

Artigos