Foco e Escopo

O periódico Arquivos de Ciências do Mar (ISSN 0374-5686 impresso; ISSN 2526-7639 online) constitui o meio de comunicação científico do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), da Universidade Federal do Ceará. Criado em 1961, é distribuído gratuitamente para cerca de 200 instituições nacionais e estrangeiras e disponível eletronicamente através do site http://periodicos.ufc.br/index.php/arquivosdecienciadomar. Esta revista tem periodicidade semestral, e se dedica à divulgação de pesquisas nos seguintes campos de estudo:


Oceanografia Física

Oceanografia Química e Geoquímica Marinhas

Biologia e Bioecologia Marinhas

Pesca, Dinâmica Populacional e Prospecção Pesqueira

Microbiologia Ambiental e do Pescado

Maricultura

Oceanografia Geológica e Dinâmica Costeira

Impactos e Gestão de Zonas Costeiras e Marinhas

 


O Corpo Editorial Científico da revista é formado por especialistas nas áreas de conhecimento referidas acima, possuem reconhecimento da comunidade acadêmica por sua expertise e está encarregado de dar pareceres técnico-científicos sobre o mérito dos artigos submetidos.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...