CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NO PROCESSO DE ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTO ENDOVENOSO EM UM HOSPITAL PEDIÁTRICO DE FORTALEZA
Resumo
A administração de medicamentos por via endovenosa (EV) é um procedimento que precisa de atenção redobrada pelos profissionais, visto que a probabilidade de ocorrência de erros com potencial para causar danos é maior em crianças hospitalizadas. Por isso, se faz necessário que os profissionais tenham habilidades necessárias para realizar tais atividades. Com isso, tem-se como objetivo caracterizar os profissionais que atuam no processo de administração de medicamentos EV em crianças e adolescentes atendidos em um hospital pediátrico. Estudo descritivo, transversal, de natureza quantitativa realizado em um hospital pediátrico. A amostra foi composta por dois enfermeiros e 36 técnicos de enfermagem. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com os profissionais. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética. Como resultados das características dos profissionais, houve predominância do sexo feminino (94,7%), faixa etária variando de 18 a 62 anos. Referente à experiência, 57,8% relataram que o mesmo tempo de formação era o mesmo tempo de experiência profissional, coincidindo também com o tempo na pediatria, predominando tempo superior a 5 anos. Quanto aos dois enfermeiros, ambos são do sexo feminino, possuindo mais de 10 anos de formação e sempre atuaram na pediatria. Conclui-se que os profissionais que atuam no processo de administração de medicamentos atuam há mais de 5 anos na pediatria, o que mostra a experiência dos profissionais na assistência à criança no ambiente hospitalar, sendo uma característica favorável para prevenção de riscos e de erros no processo de administração de medicamentos na pediatria.Publicado
2017-05-31
Edição
Seção
XXXV Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.