MUNICÍPIO: ESPAÇO PÚBLICO IDEAL PARA A CONCRETIZAÇÃO DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA

Autores

  • Francisco Luciano Lima Rodrigues Unifor
  • Roberta Laena Costa Jucá Unifor

Palavras-chave:

Democracia, Participação popular, Gestão democrática, Princípio da subsidiariedade, Município

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade demonstrar ser o município o espaço público ideal para a efetivação de uma gestão democrática participativa. Para tanto, necessária se faz uma análise acerca da evolução da democracia, com destaque para a concepção da democracia participativa. Da mesma forma, mister seja realizado estudo sobre o município como espaço democrático.

Biografia do Autor

Francisco Luciano Lima Rodrigues, Unifor

Doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (Estágio de Pesquisa na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa-Portugal) – Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito/Mestrado da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) – Professor Adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará – Juiz de Direito no Ceará.

Roberta Laena Costa Jucá, Unifor

Mestranda em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza – (UNIFOR) - Bolsista PROSUP/CAPES - Professora da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) – Advogada – Membro da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB-CE – Membro do Instituto de Mediação e Arbitragem do Ceará - IMAC.

Referências

ALBUQUERQUE, Maria do Carmo. Participação Cidadã nas Políticas Públicas. In: Participação Cidadã: novos conceitos e metodologias. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2004.

BARACHO, José Alfredo de Oliveira. O princípio da subsidiariedade: conceito e evolução. Rio de Janeiro: Forense, 2000.

BONAVIDES, Paulo. Teoria Constitucional da Democracia Participativa. São Paulo: Malheiros, 2001.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil, 8 ed., São Paulo: Riddeel, 2002.

CUNHA FILHO, Francisco Humberto. A Participação Popular na formação da vontade do Estado: um direito fundamental. In: GUERRA FILHO, Willis Santiago (org). Dos Direitos Humanos aos Direitos Fundamentais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1997.

DOWBOR, Ladislau. O Poder Local diante dos novos desafios sociais. In: O município no século XXI: cenários e perpespectivas. São Paulo: CEPAM, 1999.

FONSECA, Gilberto Nardi. A Gestão Democrática dos Municípios. In: Informativo de Direito Administrativo e Responsabilidade Fiscal. Ano II, nº 20. Março 2003.

HERKENHOFF, João Baptista. Como funciona a cidadania. Manaus: Valer, 2000.

LUCAS, Luiz Paulo Vellozo.Planejamento Estratégico com participação. In: O município no século XXI: cenários e perpectivas. São Paulo: CEPAM, 1999.

MARQUES, Rosa Maria. O lugar do município em tempos de globalização e questionamentos dos sistemas de proteção social centralizados. In: O município no século XXI: cenários e perspectivas. São Paulo: CEPAM, 1999.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Municipal Brasileiro. 12 ed. São Paulo: Malheiros, 2001.

MONTORO, André Franco. Descentralização e Participação: Importância do Município na Democracia. In: O município no século XXI: cenários e perspectivas. São Paulo: CEPAM, 1999.

PACHECO, Regina Silva.Administração Pública Gerencial: desafios e oportunidades para os municípios brasileiros. In: O município no século XXI: cenários e perspectivas. São Paulo: CEPAM, 1999.

Downloads

Edição

Seção

Doutrina Nacional