POR UMA POÉTICA DO DIREITO: INTRODUÇÃO A UMA TEORIA IMAGINÁRIA DO DIREITO (E DA TOTALIDADE)

Autores

  • Willis Santiago Guerra Filho Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Teoria do Direito, Epistemologia, Imaginação, Poética

Resumo

O artigo propõe a retomada de estudos do direito situados em um quadro mais amplo, tal como idealizado e, a seu tempo, em parte, também realizado pelo italiano Giambattista Vico, no século XVIII, quando contrapôs ao racionalismo de matriz cartesiana uma abordagem calcada no que se pode denominar a utilização poética da linguagem, o que converge para os estudos contemporâneos em filosofia, quando se vê na linguagem o que há de mais fundamental a ser perquirido, bem como com propostas as mais diversas, oriundas igualmente das ciências humanas, no sentido de apontar para o caráter fundante que tem a imaginação no esforço humano de entender qualquer manifestação mundana ou consciencial.

Biografia do Autor

Willis Santiago Guerra Filho, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professor Titular do Centro de Ciências Jurídicas e Políticas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e da Faculdade Farias Brito (FFB-CE). Professor Efetivo do Programa de Pós-Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor Convidado do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Candido Mendes (UCAM-RJ). Pesquisador da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Universidade Paulista (UNIP). Doutor em Ciência Jurídica pela Universidade de Bielefeld (Alemanha). Pós-Doutor em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Livre-Docente em Filosofia do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Referências

AMORIM, Silvana Vieira da Silva. Guillaume Apollinaire: fábula e lírica. São Paulo: UNESP, 2003.

ATTIÊ FILHO, Miguel. Os sentidos internos em Ibn Sînâ (Avicena). Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.

BACHELARD, Gaston. O novo espírito científico. Tradução de Remberto Francisco Kuhnen. São Paulo: Abril, 1978.

BELLO, Angela Ales. Culturas e religiões. Uma leitura fenomenológica. Tradução de Antonio Angonese. Bauru (SP): EDUSC, 1998.

BRETON, André. Conversaciones (1913 – 1952). Tradução de Letícia Piccone. México: F.C.E., 1987.

BRITTON, Ronald. Crença e imaginação. Tradução de Liana Pinto Chaves. Rio de Janeiro: Imago, 2003.

CAMPBELL, Joseph. Isto és tu. Redimensionando a metáfora religiosa. Tradução de Edson Bini. São Paulo: Landy, 2002.

DA SILVA, Vicente Ferreira. Reflexões sobre a ocultação do ser. In: Ensaios Filosóficos. São Paulo: Instituto Progresso Editorial, 1948.

DUMONT, Louis. O Individualismo. Uma perspectiva antropológica da ideologia moderna. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.

DURAND, Gilbert. A imaginação simbólica. São Paulo: CULTRIX/EDUSP, 1988.

GARCÍA, Antonio Regalado. El laberinto de la razón: Ortega y Heidegger. Madrid: Alianza, 1990.

GUERRA FILHO, Willis Santiago, Lei, Direito e Poder em Guilherme de Ockham, In: Direito e poder. Estudos em homenagem a Nelson Saldanha, Heleno Taveira Torres (Coord.), Barueri (SP): Manole, 2005.

_________. Por uma crítica fenomenológica ao formalismo da ciência dogmático-jurídica. In: Revista Opinião Jurídica, n. 5, Fortaleza: Faculdade Christus, 2005.

_________. Sobre a estrutura medieval do pensamento filosófico e jurídico. In: Revista Opinião Jurídica, n. 3, Fortaleza: Faculdade Christus, 2004.

_________. Teoria da Ciência Jurídica. 2ª. ed., São Paulo: Saraiva, 2009.

GUERREIRO, Mario Antonio. O problema da ficção na filosofia analítica. Londrina: UEL, 1999.

HEIDEGGER, Martin. Metafísica de Aristóteles. Tradução de E. P. GIACHINI. São Paulo: Vozes, 2007.

_________. Os Conceitos fundamentais da metafísica: mundo, finitude, solidão.Tradução de Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

HEISENBERG, Werner. A ordenação da realidade. Tradução de Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

KANTOROWICZ, Ernst H. Os dois corpos do rei. Um estudo sobre teologia política medieval. Tradução de Cid Knipel Moreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

LEGENDRE, Pierre. Leçons II: L’empire de la véritè. Introduction aux espaces dogmatiques industriels. Paris: Fayard, 1983.

POLANCO, Valentín Fernández. Los precedentes medievales del criticismo kantiano. In: Revista de Filosofía, vol. 28, núm. 2, Madrid, 2003.

REINER, Hans. “O surgimento e o significado original do nome Metafísica”. In: Sobre a Metafísica de Aristóteles (Textos Selecionados), Marco ZINGANO (org.), São Paulo: Odysseus, 2005.

RICOUER, P. Le conflit des herméneutiques, épistémologie des interprétations. In: Cahiers Internationaux de Symbolisme, Paris, 1963.

SARTRE, J.-P. L’Imaginaire. Paris: Gallimard, 1940.

STEIN, Ernildo. Introdução ao pensamento de Martin Heidegger. Porto Alegre: Ithaca, 1966.

VAZ, Henrique de Lima. Ética e direito. São Paulo: Landy/Loyola, 2002.

Downloads

Publicado

2017-02-13

Edição

Seção

Doutrina Nacional