CARTILHA DO LULA UMA ANÁLISE FONOLÉXICO-SEMÂNTICA
Resumo
Este trabalho se propõe fazer uma análise fonético - lexical e semântica da “Cartilha do Lula” proposta pelo jornalista José Simão, da Folha de S. Paulo publicada, também, em diversos outros jornais do país, a partir da posse do Presidente Luís Inácio Lula da Silva. O jornalista, através de seu personagem, o Macaco Simão, lista, analisa e comenta uma série de palavras da Língua Portuguesa, que têm um sentido denotativo dicionarizado e, através de fatos fonéticos como junturas, pausas, acréscimos e cortes, vão dar um sentido denotativo diferente àquela nova palavra, surgida a partir dessas estratégias fonético-lexicais e semânticas. Palavras-chave: Cartilha do Lula, neologismo, fonética e fonologia,léxico-semântica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
ARAGÃO, Maria do Socorro Silva de. CARTILHA DO LULA UMA ANÁLISE FONOLÉXICO-SEMÂNTICA. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 27, 2016. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2296. Acesso em: 1 dez. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).