Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O manuscrito está sendo apresentado no formato indicado pela revista, ou seja, no template.
  • Pelo menos um dos autores tenha o título de mestre ou de doutor.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O cadastro no ORCID foi realizado e informado nos dados de perfil do autor na revista. A finalidade de obter um identificador digital para autores e que deve ser informado em seu cadastro na Revista Informação em Pauta é necessário para prosseguir com a submissão.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Os originais submetidos à revista devem atender rigorosamente aos critérios abaixo. Colaborações em desacordo serão recusadas.

1) Antes de enviar o manuscrito para avaliação e seguir com o processo de submissão, solicitamos que todos os autores cadastrem-se no ORCID com a finalidade de obter um identificador digital para autores e que deverá ser informado em seu cadastro na Revista Informação em Pauta. Para saber mais sobre o ORCID acesse aqui.

2) Todos os manuscritos a serem considerados para publicação na Informação em Pauta devem estar no template e ser submetido exclusivamente por via eletrônica. Para submeter artigos é necessário prévio cadastro através do link: http://www.periodicos.ufc.br/index.php/informacaoempauta/user/register. Para os que já possuem cadastro, somente serão aceitas submissões eletrônicas dos artigos, no seguinte endereço: http://www.periodicos.ufc.br/index.php/informacaoempauta/login.

Por meio desse serviço os autores podem submeter o artigo e acompanhar o status do mesmo durante todo o processo editorial. Essa forma de submissão garante maior rapidez e segurança na submissão do seu manuscrito, agilizando o processo de avaliação.

Em relação a reenvio e revisões, a revista diferencia entre:

- Manuscritos que foram rejeitados;

- Manuscritos que serão reavaliados após a realização das correções que forem solicitadas aos autores.

No caso de reenvio, o autor é informado que seu trabalho foi rejeitado e se desejar que os editores reconsiderem tal decisão, o autor poderá fazer as alterações que julgar necessárias e reenviá-las. Contudo, será uma nova submissão, portanto, será gerado um novo número para o manuscrito no sistema.

Em caso de revisão, o autor deve refazer e/ou alterar seu manuscrito com base nas recomendações e sugestões dos revisores. Em seguida, o autor deve devolver o arquivo para uma segunda análise, não se esquecendo de informar o mesmo número atribuído para o manuscrito, para que assim possamos informar o parecer final (aceitação ou rejeição).

Serão enviadas provas ao autor correspondente para que o texto seja cuidadosamente conferido. Mudanças ou edições ao manuscrito editado não serão permitidas nesta etapa do processo de edição. Os autores deverão devolver as provas corrigidas dentro do prazo máximo de cinco dias úteis após serem recebidas.

Os artigos aceitos comporão os números da revista obedecendo ao cronograma em que foram submetidos, revisados e aceitos ou ainda a critério do corpo editorial.

Este periódico usa o Double Blind Review, que é a omissão das identidades de autores e avaliadores no parecer de originais.

 

ÉTICA E POLÍTICA CONTRA PLÁGIO E MÁS-CONDUTAS EM PESQUISA

Informamos que os artigos publicados por este periódico devem estar em conformidade com as Diretrizes sobre o tema da Ética e Integridade na Prática Científica definidas pela Comissão designada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio da Portaria PO-085, de 5 de maio de 2011, assim como as recomendações apontadas nas diretrizes do  Committee on Publication Ethics (COPE), as quais visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, assim, indicamos:

1. Os autores devem visitar o website do COPE http://publicationethics.org, que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa;

2. Antes da submissão, os autores devem seguir os seguintes critérios:

- Artigos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações devem referenciá-las de maneira explícita;

- Na redação de artigos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados;

- Todos os autores devem atender aos critérios de autoria inédita do artigo e nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de autores;

- A aprovação final do artigo será feita pelos editores e conselho editorial.

3. Para responder aos critérios, serão realizados os seguintes procedimentos:

a) Os editores avaliarão os manuscritos por meio de softwares e/ou mecanismos de detecção de plágio logo após a submissão;

b) Com os resultados, os editores e conselho editorial decidirão se o manuscrito será enviado para revisão por pares que também realizarão avaliações;

c) Após o aceite e antes da publicação, os artigos poderão ser avaliados novamente.

Não aceitamos artigos que contenham material plagiado de outras publicações. Para os fins desta política, o plágio é definido como a cópia de um trabalho previamente publicado - incluindo texto, imagens e dados - de outros ou de si mesmo sem a devida atribuição de autoria. Lembre-se de que é preciso fornecer uma atribuição adequada em todos os casos em que o material previamente publicado esteja incluído no seu manuscrito. Nesses casos, quando o plágio é detectado antes da publicação, o manuscrito será rejeitado. Nos casos em que o plágio é detectado após a publicação, o artigo publicado poderá ser retratado ou removido e uma nota será feita informando o motivo.

Para saber mais sobre o plágio, recomendamos consultar a Cartilha sobre plágio produzida pela UFF.

A Informação em Pauta prima pela ética e integridade na prática científica, portanto, ao submeter manuscritos para publicação, o(s) autor(es) asseguram que estão sendo respeitadas a privacidade, a dignidade e a integridade de pessoas envolvidas na pesquisa, assim como estão sendo seguidos os preceitos éticos para pesquisa com animais.  No casos devidos, deverá constar no artigo o parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição à qual se vincula(m) o(s) autor(es).

 

CONFLITO DE INTERESSES

Todos os autores devem revelar qualquer tipo de conflito de interesse existente durante o desenvolvimento do estudo.

  

EDIÇÃO E REVISÃO DE TEXTOS

A Revista Informação em Pauta, assim como qualquer publicação gratuita e de acesso aberto, espera que os autores enviem seus manuscritos sem grandes problemas, erros tipográficos, ortográficos, gramaticais e de estilística. Portanto, a revista reserva-se o direito de solicitar uma revisão e edição adicional em seus manuscritos se julgar necessário.

 

CORREÇÃO, RETRATAÇÃO E REMOÇÃO DE ARTIGOS

 

Correção

Apesar dos esforços, erros podem ocorrer e oportunamente uma correção poderá ser realizada, considerando a responsabilidade de autores e editores. A Revista Informação em Pauta publicará uma correção se for um caso que comprometa seriamente a publicação. Por exemplo: precisão ou significado, a reprodutibilidade científica da pesquisa, a reputação do autor ou a reputação do periódico. As correções que não afetem a contribuição de forma material ou que não alterem significativamente a compreensão do leitor sobre a contribuição, tais como erros ortográficos ou erros gramaticais, serão corrigidos, porém, não serão sinalizados na publicação. Quando uma correção substancial for publicada, esta será vinculada ao trabalho, de modo que a correção será adicionada ao trabalho original e sinalizada para que os leitores vejam o trabalho original e a correção.

 

Retratação

A Revista Informação em Pauta reserva-se o direito de retratar qualquer artigo que desrespeite os princípios éticos da pesquisa científica, tais como: infrações aos códigos de ética profissionais, submissão múltipla, reivindicações imprecisas de autoria, plágio e autoplágio, uso fraudulento de dados, entre outros. A retratação é pública, significando que o artigo não será removido ou ocultado de qualquer forma, portanto, estará disponível, contudo, com o devido alerta e sinalização indicativa de que o artigo foi retratado. As retratações podem ocorrer, por exemplo, se os editores e o conselho editorial julgarem que a conclusão principal do trabalho está prejudicada, ou se novas informações sobre o trabalho indiquem falhas das quais os autores ou os editores não estavam cientes no momento da publicação.

 

Remoção

Algumas circunstâncias podem exigir a remoção de um manuscrito. Isso ocorrerá quando o artigo for julgado pelos editores e pelo conselho editorial como difamatório, se infringir os direitos legais ou autorais, se houver uma expectativa de que o manuscrito será objeto de processo judicial, entre outras. As informações bibliográficas sobre o trabalho serão mantidas online, contudo, o trabalho não estará mais disponível. Será inserida uma nota indicando que o artigo foi removido por motivos legais.

 

POLÍTICA DE COMPARTILHAMENTO DE DADOS

A Revista Informação em Pauta encoraja os autores dos manuscritos submetidos para publicação a disponibilizar os dados oriundos de pesquisa e que embasaram a construção do artigo. Para os propósitos desta política, "dados"; são compreendidos amplamente e referem-se a resultados de pesquisa (quantitativos e qualitativos) que abrangem: anotações, observações, análises de configurações sociais (números, textos, imagens, multimídia ou outros conteúdos), números coletados através de instrumentos variados e outras formas de coleta de dados brutos, análise quantitativa, mineração de dados, mineração de textos, análise de citações e dados bibliométricos, protocolos, métodos e códigos usados para gerar qualquer achado específico relatado no manuscrito, entre outros tipos. O Conselho Editorial da Revista Informação em Pauta indica que os dados sejam submetidos na plataforma como arquivos suplementares no momento da submissão, e, além disso, incentiva que os dados sejam arquivados em repositórios de dados que forneçam um identificador persistente (por exemplo: DOI – Digital Object Identifier), assegurem o acesso a longo prazo e que forneçam toda a documentação e metadados suficientes para suportar a reutilização desses dados por outros pesquisadores, seguindo os princípios da Ciência Aberta, da transparência e de acesso à informação. Também indicamos como soluções paralelas aceitáveis a inclusão dos dados em repositórios institucionais que dispõem de autoarquivamento e que não possuam uma política rígida ou fechada de inclusão de dados, entretanto, ainda assim recomendaremos preferencialmente que os dados sejam inseridos em repositórios específicos para o armazenamento de datasets (conjuntos de dados). Reforçamos ainda para os autores que os dados incluídos como arquivo suplementar no momento da submissão do manuscrito devem descrever como os dados estão sendo curados e disponibilizados, e, em situações em que os dados não possam ser disponibilizados, deverá ser explicitado o motivo por escrito. De qualquer forma, deverá ser feita a devida citação para o conjunto de dados no próprio artigo, conforme os princípios de citação de dados da FORCE11, a Data Citation Synthesis Group: Joint Declaration of Data Citation Principles, disponível em: https://www.force11.org/group/joint-declaration- data-citation-principles-final.

Deverá ser incluído um ORCID para o(s) pesquisador(es) associado(s) aos dados. Recomendamos que os autores atribuam uma licença Creative Commons ou Open Data Commons e definam explicitamente os termos de reutilização de seus dados.

Sobre os Repositórios especificamente focados na criação e gestão de dados ou repositórios temáticos, sugerimos as opções a seguir:

Repositórios de Dados Multidisciplinares:

Dataverse (Ibict): https://repositoriopesquisas.ibict.br/

Dataverse (Harvard): https://dataverse.harvard.edu/

Dryad: http://datadryad.org/

Figshare: https://figshare.com/

Zenodo: https://zenodo.org/

Para saber mais ou pesquisar outros repositórios de dados, consulte o re3data:

Repositórios de Dados por Assunto: https://www.re3data.org/browse/by-subject/

Repositórios de Dados por País: https://www.re3data.org/browse/by-country/

Repositórios de Dados no Brasil:
https://www.re3data.org/search?query=&countries[]=BRA

 

CUSTOS DE PUBLICAÇÃO

Não haverá custos de publicação e não cobramos taxa de processamento de artigo.

 

PREPARAÇÃO DOS MANUSCRITOS

Os artigos devem ser submetidos em formato doc ou docx e Open Office, página tamanho A4 (21 x 29,7 cm.), entrelinhamento 1,5 cm (espaço simples nas citações), corpo 12, tipo Cambria e para citações longas com mais de três linhas a fonte deve ter tamanho 10 e recuo de 4 cm da margem esquerda, de 15 a 25 páginas. O texto deve ser submetido dentro do template disponível, através do link: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/templates.

É de responsabilidade dos autores a revisão dos artigos de acordo com a norma culta da língua portuguesa. Contudo, a equipe da revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.

Idiomas

Os artigos podem ser redigidos em Português, Inglês ou Espanhol. Quando traduzidos para a língua inglesa ou espanhola, sugerimos que o texto seja revisado por alguém que seja fluente no idioma, preferencialmente, que seja um cientista da área ou profissional habilitado para a tradução correta do manuscrito.

 

Tipos de manuscrito e formatação

Artigo Original: Deve relatar pesquisas originais que não tenham sido publicadas ou submetidas para publicação em quaisquer outros periódicos científicos. Apresentar resultados de pesquisas de natureza empírica, experimental ou conceitual. Deve conter de 15 a 25 páginas; resumo com até 200 palavras, que expressem os tópicos de Introdução, Metodologia, Resultados e Conclusões. No mínimo três palavras-chaves devem ser fornecidas e no máximo seis.

Artigo de Revisão: Deve ser uma análise crítica de avanços recentes e não apenas revisão da literatura. Deve conter de 15 a 25 páginas; resumo com até 200 palavras, que expressem os tópicos de Introdução, Metodologia, Resultados e Conclusões. No mínimo três palavras-chaves devem ser fornecidas e no máximo seis.

Relato de Experiência: Deve relatar atividades e experiências vivenciadas pelo(s) pesquisador(es), trazendo contribuições para a área em foco. Deve conter de 15 a 25 páginas; resumo com até 200 palavras, que expressem os tópicos de Introdução, Metodologia, Resultados e Conclusões. No mínimo três palavras-chaves devem ser fornecidas e no máximo seis.

Entrevista: As entrevistas devem ter até oito páginas; dispensam o resumo, abstract e palavras-chave para as mesmas.

Resenha: Deve se limitar a três páginas. A condição exigida pela revista é de que os livros que são objeto de resenha sejam atuais e com no máximo 2 anos de publicação.

Resumos de Dissertações e Teses: Deve conter a referência da dissertação ou tese, com indicação de link de acesso, se possível. Além disso, deve ter até 500 palavras, conter abstract e palavras-chave. TEMPLATE  EXCLUSIVO PARA RESUMOS DE DISSERTAÇÕES E TESES, clique aqui.

Ensaio: Deve ter até vinte páginas e deve conter resumo, abstract e palavras-chave.

In Memoriam: Seção destinada às homenagens póstumas aos profissionais da Biblioteconomia, Ciência da Informação e outras áreas afins. Deve ter no mínimo três páginas e no máximo seis, dispensam o resumo, abstract, palavras-chave e referências. Deve incluir uma fotografia do(a) homenageado(a) indicando a fonte de onde foi retirada a foto e uma breve chamada, por exemplo: "Homenagem póstuma ao Professor Aldo Barreto, por sua representatividade, pela grande contribuição e legado deixados para a área de Biblioteconomia e Ciência da Informação." TEMPLATE  EXCLUSIVO PARA IN MEMORIAN, clique aqui.

Título: deve ser conciso, claro e o mais informativo possível. Não deve conter abreviações e não deve exceder a 200 caracteres, incluindo espaços. Deve ser apresentada a versão do título em inglês ou em espanhol.

Título Resumido / Short title: no máximo 70 caracteres, para fins de legenda nas páginas impressas.

Autores: Os autores não devem ser identificados no arquivo do texto enviado para a submissão. Os autores somente incluirão seus nomes no ato do cadastro na plataforma da revista, em ordem direta e sem abreviações, graduações mais elevadas possuídas, afiliações, assim como registros em Bases como ORCID e ResearcherID, caso tenham, acompanhadas do respectivo endereço com informação de contato (telefone, endereço e e-mail para o autor correspondente) e todos os coautores;

A autoria tem implicações legais e científicas, e só devem ser designados como autores aqueles que participaram efetivamente de todo o processo da pesquisa e escrita do trabalho científico. A ordem de autoria dos manuscritos enviados para a Informação em Pauta deve seguir a ordem de contribuição prestada para a produção do artigo e não de ordem alfabética. Os autores devem garantir que o manuscrito não foi previamente publicado ou não está sendo considerado para publicação em outro periódico. Os autores podem ser convidados a fornecer os nomes e contatos de três potenciais revisores imparciais.

Resumo: deve seguir a recomendação para o tipo de manuscrito (Artigo Original, Artigo de Revisão, Relato de Experiência). O texto do resumo não deve conter citações, fórmulas e siglas. Deve ser apresentada também a versão em inglês (Abstract), se o artigo estiver em português, ou em espanhol (Resumen), se o artigo for escrito em inglês.

Palavras-chave: Deve aparecer imediatamente abaixo do resumo, de acordo com o tipo de artigo submetido. Recomenda-se o uso de no mínimo três e no máximo seis palavras-chave, assim como a respectiva tradução para os Keywords. Devem ser separados por ponto. Para a escolha das palavras-chave recomendamos a consulta ao Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação, Catálogo de Autoridades da Biblioteca Nacional, Tesauro de Ciencias de la Documentación, UN Bibliographic Information System Thesaurus: UNBIS.

Ilustrações: Ilustrações como quadros, tabelas, fotografias e gráficos, devem ser incluídos no texto o mais próximo possível do trecho a que se refere, com seu número de ordem. Devem preferencialmente ser submetidas em resolução mínima de 300 dpi. Caso já tenham sido publicados, indicar a fonte e enviar a permissão para reprodução. Esses elementos também podem ser enviados como documentos suplementares durante a submissão do artigo.

Nomenclatura: O uso da nomenclatura padronizada em todos os campos da ciência é um passo essencial para a integração e ligação de informação científica na literatura publicada. Recomendamos o uso de nomenclatura correta e estabelecida sempre que possível.

Citação: A Informação em Pauta (IP) adota a NBR 10520 para citações, contudo, não segue o sistema numérico de citação. Deve ser utilizado o sistema autor-data para as citações e a elaboração da lista de referências deve seguir a ordem alfabética.

Citação direta com até 3 linhas:

Conforme a NBR 10520 (2002, p. 2) revela ser a “Transcrição literal da parte da obra do autor consultado”. Nesse sentido, o recomendável é que todos os elementos textuais, tais como a ortografia, sinais gráficos, pontuação, entre outros, sejam rigorosamente respeitados, funcionando como uma espécie de cópia fiel das ideias reveladas pelo autor em questão. As citações curtas com até três linhas são inseridas no texto, entre aspas duplas. Neste tipo de citação, é obrigatória a informação do intervalo de páginas.

Exemplos:

Le Coadic (2004, p. 26) refere-se metaforicamente à informação como a “seiva” da ciência, ou seja, “Fluido precioso, continuamente produzido e renovado, a informação só interessa se circula, e, sobretudo, se circula livremente”.

OU

“A ideia de que a mente funciona como um computador digital e que este último pode servir de modelo ou metáfora para conceber a mente humana iniciou a partir da década de 40”. (TEIXEIRA, 1998, p. 35).

Citação direta longa:

As citações diretas com mais de três linhas devem aparecer em um parágrafo distinto, com espacejamento simples de entrelinhas, recuo de 4 cm da margem esquerda e descrito em fonte 10.

Exemplos:

Para Barros e Lehfeld (2000, p. 107):

As citações ou transcrições de documentos bibliográficos servem para fortalecer e apoiar a tese do pesquisador ou para documentar sua interpretação. O que citar? Componentes relevantes para descrição, explicação ou exposições temáticas. Para que citar? Para o investigador refutar ou aceitar o raciocínio e exposição de um autor suporte [...].

OU

As citações ou transcrições de documentos bibliográficos servem para fortalecer e apoiar a tese do pesquisador ou para documentar sua interpretação. O que citar? Componentes relevantes para descrição, explicação ou exposições temáticas. Para que citar? Para o investigador refutar ou aceitar o raciocínio e exposição de um autor suporte [...]. (BARROS; LEHFELD, 2000, p. 107).

Citação indireta

A citação indireta se caracteriza como uma espécie de paráfrase das ideias de um determinado autor, por meio de suas próprias palavras, porém, mantendo o mesmo sentido. A informação do intervalo da página neste tipo de citação é opcional.

Exemplos:

Independentemente do nosso reconhecimento, segundo Apple (1994 apud MOREIRA; SILVA, 2002), o currículo, bem como as questões educacionais, vistas sob um ponto de vista mais generalizado, mantêm-se relacionados a aspectos históricos relativos a conflitos de classe, raça, sexo e religião, não somente em se tratando dos Estados Unidos, mas também a outros países.

OU

Independentemente do nosso reconhecimento, o currículo, bem como as questões educacionais, vistas sob um ponto de vista mais generalizado, mantêm-se relacionados a aspectos históricos relativos a conflitos de classe, raça, sexo e religião, não somente em se tratando dos Estados Unidos, mas também a outros países. (APPLE, 1994 apud MOREIRA; SILVA, 2002).

Citação de citação (apud):

Seguem as mesmas regras da citação direta e indireta.

Citação de citação (Citação direta):

Exemplos:

Para Apple (1994 apud MOREIRA; SILVA, 2002, p. 39), “Quer reconheçamos ou não, o currículo e as questões educacionais mais genéricas sempre estiveram atrelados à história dos conflitos de classe, raça, sexo e religião, tanto nos Estados Unidos quanto em outros países”.

OU

“Quer reconheçamos ou não, o currículo e as questões educacionais mais genéricas sempre estiveram atrelados à história dos conflitos de classe, raça, sexo e religião, tanto nos Estados Unidos quanto em outros países”. (APPLE, 1994 apud MOREIRA; SILVA, 2002, p. 39).

Citação de citação (Citação indireta):

No modelo serial de Gough (1972 apud NARDI, 1993), o ato de ler envolve um processamento serial que começa com uma fixação ocular sobre o texto, prosseguindo da esquerda para a direita de forma linear.

OU

O ato de ler envolve um processamento serial que começa com uma fixação ocular sobre o texto, prosseguindo da esquerda para a direita de forma linear. (GOUGH, 1972 apud NARDI, 1993).

Referências: A lista de referências deve seguir a ordem alfabética.

Exemplos:

Livro no todo (Um autor):

LE COADIC, Yves-françois. Ciência da Informação. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004. 124 p.

Livro no todo (Até três autores):

FRANÇA, Junia Lessa; VASCONCELLOS, Ana Cristina de. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 7. ed. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2004.

Capítulo de livro:

MUELLER, Suzana Pinheiro Machado; PASSOS, Edilenice Jovelina Lima. Introdução: as questões da comunicação científica e a Ciência da Informação. In: MUELLER, Suzana Pinheiro Machado; PASSOS, Edilenice Jovelina Lima. Comunicação Científica. Brasília: DCI/UNB, 2000. p. 13-34.

Artigo de periódico em meio eletrônico:

SILVEIRA, Murilo Artur Araújo; BAZI, Rogério Eduardo Rodrigues. As referências nos estudos de citação: algumas questões para discussão.  DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 10, n. 4, ago. 2009. Disponível em: http://www.datagramazero.org.br/ago09/Art_04.htm. Acesso em: 10 out. 2012.

Para mais exemplos, consultar as normas abaixo:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: Informação e Documentação - Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Rio de Janeiro, 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e Documentação – Referências - Elaboração. Rio de Janeiro, 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: Informação e Documentação – Resumo - Apresentação. Rio de Janeiro, 2021.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: Informação e Documentação – Citações em documento - Apresentação. Rio de Janeiro, 2003.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6024: Informação e Documentação – Numeração Progressiva das seções de um documento escrito - Apresentação. Rio de Janeiro, 2003.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993.

 

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE

Se o manuscrito for aprovado, os autores devem enviar uma declaração informando o título do artigo e precisam declarar que o manuscrito é um trabalho original, que não foi publicado ou não está sendo considerado para publicação em outra revista, seja no formato impresso ou no eletrônico.

Os autores do manuscrito também declaram que:

1. Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
2. O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o e-mail: informacaoempauta@gmail.com.

Artigos

Política padrão de seção

In Memoriam

Seção dedicada a homenagens póstumas / obituário de profissionais e personalidades das áreas de Biblioteconomia, Ciência da Informação e áreas afins.

Dossiê VIII SITRE - GT 19

Trabalhos apresentados no VIII Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade (SITRE), GT 19: Trabalho e formação profissional nos campos da informação e da cultura, evento realizado no mês de novembro de 2020, sediado em Belo Horizonte-MG, em formato virtual.

Editores convidados: André de Souza Pena e Gabriela Belmont de Farias.

Conferências VI Sinforgeds

Conferências e palestras ministradas durante o VI Seminário Internacional de Informação para a Saúde (SINFORGEDS 2021).

Oficinas VI Sinforgeds

Oficinas ministradas durante o VI Seminário Internacional de Informação para a Saúde (SINFORGEDS 2021).

Dossiê Mediação, Circulação e Apropriação da Informação - GT 3 ENANCIB

Seção destinada à publicação do Dossiê Mediação, Circulação e Apropriação da Informação - GT-3 ENANCIB, número especial da IP no ano de 2023.

Oficina OJS

Artigos para testes na plataforma.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.