Complexas mediações: transdisciplinaridade e incertezas nas recepções informacionais
DOI:
https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v1i1.2016.3064Palavras-chave:
Mediação, Conceito, Ciência da Informação, Recepções informacionais.Resumo
O presente artigo analisa o conceito de mediação e suas interfaces informacionais a partir dos conceitos de complexidade e transdisciplinaridade, enfocando o caráter das incertezas que essas complexidades provocam na aferição dos fenômenos. Partindo dos elementos teóricos, conceituais e metodológicos presentes na ementa de uma disciplina de pós-graduação intitulada “Cultura e Mediação da Informação”, é discutido o caráter hermético das disciplinas, a pouca elucidação epistemológica do conceito de mediação no âmbito de alguns estudos da Ciência da Informação e da defesa de que apenas por um viés transdisciplinar é possível rever conceitos, alçar voos epistemológicos mais amplos e menos fechados e ensejar que ementas disciplinares se ocupem de visadas teóricas que contemplem os aspectos culturais aonde acontecem as mediações. As reflexões apontam para a necessidade de levar em conta as complexidades do conceito de mediação e de que o simples aparato organizacional e de oferta da informação não garante uma mediação de fato.Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.