Diagnóstico da acessibilidade informacional na Biblioteconomia brasileira
DOI:
https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v3i1.2018.32778Palavras-chave:
Biblioteconomia Brasileira, Acessibilidade Informacional, Requisitos de Acessibilidade Informacional, Representação da Informação.Resumo
O avanço vertiginoso no campo da ciência e da tecnologia que converge para o desdobramento de outras subáreas e especializações relacionadas ao conhecimento, juntamente com a produção e compartilhamento de conteúdo em meio digital de forma rápida, livre e democrática, tem como uma das principais consequências o fenômeno da superabundância informacional que se observa na sociedade moderna. Neste cenário destacam-se os papeis da Biblioteconomia como a área do saber responsável pelo tratamento técnico, organização e disseminação da informação; e da Ciência da Informação enquanto área que tem a informação e os fenômenos que a permeiam como objeto de estudo. Destaca-se também a existência de uma vasta gama de recursos tecnológicos criados para possibilitar o acesso à informação. Contudo, existem alguns grupos minoritários de pessoas à margem dessas possiblidades, para quem o acesso à informação é algo ainda muito difícil e, em alguns casos, até impossível. Acredita-se que a acessibilidade informacional é uma importante ferramenta de inclusão social e que, por este motivo, deve ser compreendida e estudada. Diante dessa constatação, objetivou-se realizar um diagnóstico da acessibilidade informacional nas ações da biblioteconomia brasileira sob o olhar da percepção da área e a sua contribuição para solução do problema. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica onde foram obtidos os insumos teóricos, epistemológicos e a base para a análise do processamento técnico biblioteconômico como ferramenta de acessibilidade informacional; seguido de uma pesquisa exploratória onde os resultados teóricos foram confrontados com a prática bibliotecária; e uma pesquisa explicativa onde foram consultados bibliotecários de todos os estados brasileiros acerca do entendimento da temática e sua problemática, formação acadêmica e atuação profissional. Os resultados obtidos a partir da análise dos dados revelaram que embora haja um interesse da área pelo tema e um esforço inicial, ainda há muito a ser feito para o efetivo alcance da acessibilidade informacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.