Diagnóstico da acessibilidade informacional na Biblioteconomia brasileira

Autores

  • Joana D'Arc Páscoa Bezerra Fernandes UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

DOI:

https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v3i1.2018.32778

Palavras-chave:

Biblioteconomia Brasileira, Acessibilidade Informacional, Requisitos de Acessibilidade Informacional, Representação da Informação.

Resumo

O avanço vertiginoso no campo da ciência e da tecnologia que converge para o desdobramento de outras subáreas e especializações relacionadas ao conhecimento, juntamente com a produção e compartilhamento de conteúdo em meio digital de forma rápida, livre e democrática, tem como uma das principais consequências o fenômeno da superabundância informacional que se observa na sociedade moderna. Neste cenário destacam-se os papeis da Biblioteconomia como a área do saber responsável pelo tratamento técnico, organização e disseminação da informação; e da Ciência da Informação enquanto área que tem a informação e os fenômenos que a permeiam como objeto de estudo. Destaca-se também a existência de uma vasta gama de recursos tecnológicos criados para possibilitar o acesso à informação. Contudo, existem alguns grupos minoritários de pessoas à margem dessas possiblidades, para quem o acesso à informação é algo ainda muito difícil e, em alguns casos, até impossível. Acredita-se que a acessibilidade informacional é uma importante ferramenta de inclusão social e que, por este motivo, deve ser compreendida e estudada. Diante dessa constatação, objetivou-se realizar um diagnóstico da acessibilidade informacional nas ações da biblioteconomia brasileira sob o olhar da percepção da área e a sua contribuição para solução do problema. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica onde foram obtidos os insumos teóricos, epistemológicos e a base para a análise do processamento técnico biblioteconômico como ferramenta de acessibilidade informacional; seguido de uma pesquisa exploratória onde os resultados teóricos foram confrontados com a prática bibliotecária; e uma pesquisa explicativa onde foram consultados bibliotecários de todos os estados brasileiros acerca do entendimento da temática e sua problemática, formação acadêmica e atuação profissional. Os resultados obtidos a partir da análise dos dados revelaram que embora haja um interesse da área pelo tema e um esforço inicial, ainda há muito a ser feito para o efetivo alcance da acessibilidade informacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana D'Arc Páscoa Bezerra Fernandes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

MESTRA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. BIBLIOTECÁRIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ ATUANTE NO SETOR DE REPRESENTAÇÃO DESCRITIVA E TEMÁTICA DA INFORMAÇÃO. MEMBRO DA COMISSÃO DE ACESSIBILIDADE DA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA DA UFC. INTEGRANTE DO GRUPO DE PESQUISA DE APLICAÇÕES EM TECNOLOGIA ASSISTIVA E USABILIDADE.

Downloads

Publicado

2018-06-29

Como Citar

FERNANDES, Joana D’Arc Páscoa Bezerra. Diagnóstico da acessibilidade informacional na Biblioteconomia brasileira. Informação em Pauta, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 132–133, 2018. DOI: 10.32810/2525-3468.ip.v3i1.2018.32778. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/32778. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Resumos de Dissertações e Teses