Responsabilidade social e competências em informação na biblioteca multinível
DOI:
https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v4i1.2019.40702.9-28Palavras-chave:
Ciência da Informação. Responsabilidade social. Biblioteca multinível.Resumo
Objetiva apresentar reflexão teórica sobre a responsabilidade social e as competências em informação na biblioteca multinível. Discute o lado social da Ciência da Informação e o conceito de biblioteca multinível, perpassando por uma análise do processo de inclusão/exclusão que ocorre a partir do surgimento desse novo tipo de biblioteca com a criação dos Institutos Federais em 2008 no Brasil. Por meio de pesquisa bibliográfica, foi realizado um recorte temporal de 2008 a 2018 no Portal de Periódicos da CAPES, com a finalidade de verificar publicações na Ciência da Informação, seus principais autores e as abordagens existentes que relacionam o desenvolvimento de competências em informação com a responsabilidade social da biblioteca multinível. Foram realizadas buscas por termos isolados e combinados. A escolha dos termos levou em consideração os termos expressos na missão e nos valores comumente encontrados nessas unidades de ensino. O artigo aponta estudos e pesquisas viáveis para o campo da Ciência da Informação numa perspectiva social, visando o aperfeiçoamento da atuação da biblioteca multinível frente às questões de inclusão e a compreensão por parte da comunidade científica sobre o papel social da biblioteca multinível, seus desdobramentos e suas implicações teóricas e práticas na sociedade.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Jobson Louis Santos de. A biblioteca como organização aprendente: o desenvolvimento de competências em informação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. 2015. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão nas Organizações Aprendentes) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.
ANTUNES, R. S. P.; SOUZA, G. F. M.; KLOSOSKI, S. J.; DIAS JÚNIR, J. B.; FIGUEIRA, F. L. G. análise do “Programa Mulheres Mil” no IFPR, Campus Paranavaí: a transformação social de mulheres em busca da igualdade de gênero. Holos, ano 32, v. 1, p. 153-160, 2016.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BECKER, Carolina da Rosa Ferreira; FAQUETI, Marouva Fallgatter. Panorama das bibliotecas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: um olhar sobre a gestão. Blumenau: IFC, 2015.
BEZERRA, Aline Sobreira; MARQUES, Anne y Castro; CIROLINI, Andréia;PAULUS, Eloi; MELLO, Débora Teixeira de. Perfil de estudantes do PROEJA Técnico em Comércio do Instituto Federal Farroupilha – municípiode Júlio de Castilhos/RS em 2012. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ., Santa Maria, v. 4, n. 8, p. 41-50, jul./dez. 2015.
BRASIL. Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências.Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 30 dez. 2008. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=1&data=30/12/2008. Acesso em 01 ago. 2018.
CORREA, M. P.; SILVA, J. A. F. Centro Didático-Pedagógico para o gerenciamento integrado de resíduos sólidos: estudo de caso para avaliação de viabilidade no Instituto Federal Fluminense - Campus Macaé, RJ-Brasil. Holos, ano 31, v. 6, p. 415-431, 2015.
FREDENHAGEM, Sheyla; COMETTI, Nilton; BONFIM, Cristiane Jorge de Lima; ARAÚJO, Fernando Dantas de. A voz da evasão. Eixo, v. 1, n. 2, 2012.
FREIRE, Gustavo Henrique de Araújo. Construção participativa de instrumento de política pública para gestão e acesso à informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 13, n. 3, p. 195-197, set./dez. 2008.
FURTADO, F.; ANTUNES, J. F.; SANTOS, L. M. M.; OLIVEIRA, L. A.; FERREIRA, R. S.; ALVES, B. M. M. Bem-estar subjetivo em participantes do Programa Mulheres Mil, na cidade de Barbacema-MG. Holos, ano 28, v. 4, 2012.
FURTADO, R. N. O.; OLIVEIRA, M. M.a. M. Construindo um modelo curricular integrado para a educação de jovens e adultos/formação inicial e continuada (EJA/FIC). Holos, ano 29, v. 5, 2013.
HORA, Lícia Cristina Araújo da. Oportunidades de qualificação profissional fatiadas: as políticas focais e a formação dos trabalhadores. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 65, p. 73-91, out. 2015.
GOMES, Fernando Fernandes. O processo educacional inclusivo no CEFET-RN: uma leitura crítica do projeto político-pedagógico.Holos, ano 24, v. 3, p. 33-45, 2008.
LOPES, R. G.; MOURA, L. R. Responsabilidade socioambiental: uma análise do Projeto “Campus Verde - Gestão Ambiental do IFRN”. Holos, ano 31, v. 3, p. 135-147, 2015.
MASCHIO, Alcione Jacques. Mulheres Mil Binacional: relato de uma experiência única. Revista Thema, v. 11, n. 2, p. 74-88, 2014.
MEDEIROS, Luciana de Castro; TABOSA, Wyllys Abel Farkatt. Percepção ambiental dos estudantes do curso técnico em alimentos do PROEJA no IFRN – Campus Currais Novos. Holos, ano 26, v. 3, 2010.
MOUTINHO, Sônia Oliveira Matos. Práticas de leitura na cultura digital de alunos do ensino técnico integrado do IFPI– Campus Teresina Zona Sul. 2014. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2014.
PEREIRA, T. M. F. R. A.; GUEDES, S. S. Novo Tempo – a experiência de implantação do programa de preparação para o pós-carreira no IFRN. Holos, ano 28, v. 4, 2012.
RIGHETTO, Guilherme Goulart; VITORINO, Elizete Vieira; MURIEL-TORRADO, Enrique. Competência em informação no contexto da vulnerabilidade social: conexões possíveis. Inf. & Soc.: Est., João Pessoa, v. 28, n. 1, p. 77-90, jan./abr. 2018.
SILVA JÚNIOR, A. S.; FRANCISCO JÚNIOR, W. E.; SILVA, J. C.; SILVA, J. M. Repensando a evasão escolar: uma análise sobre o direito à educação no contexto amazônico. Holos, ano 33, v. 2, 199-213, 2017.
TAVARES, Cristina Barreto; GOMES, Maria Lúcia Moreira. “Projeto Educar para Ficar”: ações que legitimam políticas afirmativas no âmbito da Rede Federal de Ensino. Vértices, Campos dos Goytacazes/RJ, v. 12, n. 3, p. 71-90, set./dez. 2010.
VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de pesquisa em administração. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
VITORETTE, J. M. B.; CASTRO, M. D. R.O programa de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos (PROEJA) no IFG Campus Goiânia: um percurso contraditório na construção do direito à educação. Holos, ano 32, v. 2, p. 301-311, 2016.
WERSIG, G. Information Science: The study of postmodern knowledge usage. Information Processing and Management, v.29, n.2, p.229-239, 1993.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.