Da exclusão ao acesso à educação

o papel da informação na inclusão da PcD na Universidade

Autores

  • Giulianne Monteiro Pereira Universidade Federal da Paraíba
  • Izabel França de Lima Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v4iEspecial.2019.42612.152-175

Palavras-chave:

Inclusão social, Ensino Superior, Pessoa com deficiência, Informação

Resumo

Trabalho de cunho exploratório com abordagem qualitativa, que tem como objetivo analisar, através de memórias individuais e coletivas de pessoas com deficiência (PcD), como se deu o seu processo de inserção na educação básica, bem como as principais dificuldades enfrentadas e desafios superados por estes ao longo de sua trajetória escolar. Como técnica para coleta dos dados, foi utilizada a entrevista, na perspectiva da História oral temática, em que as perguntas feitas aos entrevistados eram relacionadas à sua trajetória escolar-acadêmica, desde a educação básica ao ensino superior. Apresenta conceitos e contextualiza historicamente o direito à educação da pessoa com deficiência no Brasil. Concluiu-se que, apesar de todas as dificuldades e desafios ainda existentes, o processo de educação inclusiva tem avançado em questão de acesso à educação no país, tanto no âmbito de ensino de base como no ensino superior, e que a informação detém um papel muito importante nesse processo de inclusão.

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Publicado

2019-11-03

Como Citar

PEREIRA, Giulianne Monteiro; LIMA, Izabel França de. Da exclusão ao acesso à educação: o papel da informação na inclusão da PcD na Universidade. Informação em Pauta, [S. l.], v. 4, n. especial, p. 152–175, 2019. DOI: 10.32810/2525-3468.ip.v4iEspecial.2019.42612.152-175. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/42612. Acesso em: 4 nov. 2024.