Liderança do educador e empoderamento do educando como instrumentalização no construto ético-moral-social sob a ótica freiriana

Autores

  • Eduardo Martins de Arruda Universidade Federal da Paraíba
  • Hugo Medeiros Souto Universidade Federal da Paraíba
  • Wilson Honorato Aragão Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v4iEspecial.2019.42613.176-191

Palavras-chave:

Educação, Liderança, Empoderamento, Práxis freiriana

Resumo

Liderança e empoderamento são temas amplamente discutidos em contextos organizacionais. Porém, quando se parte para aplicação desses conceitos no contexto pedagógico, mais precisamente nas relações educador-educando, relevam-se campos ainda incipientes, carentes de estudos e pesquisas científicas. Pensando na importância dos temas na pedagogia e apoiado na vida e obra de Paulo Freire, este estudo tem como objetivo compreender as relações interpessoais presentes em meios educacionais e como podem ser aperfeiçoadas e inspiradas por princípios presentes em seu legado, como amor ao próximo, justiça, liberdade, humildade, pensamento crítico e ética. Para tanto, utilizou-se como método a revisão teórica de conceitos como liderança, empoderamento, educação e pedagogia com base no estudo da obra freiriana. Pudemos compreender que a escola não mais se configura como único ou sequer como o local principal onde ocorrem as manifestações de ensino-aprendizagem. Consequentemente, o papel de educador não mais se concentra no professor de sala de aula. Da análise mais apurada das relações de liderança e empoderamento entre educador e educando, se obteve como resultado que a responsabilidade na construção de uma sociedade mais humanista e igualitária compete a cada indivíduo que se encontra no papel de educador, viabilizando aos educandos o desenvolvimento de uma leitura de mundo crítica e instrumentalizada, baseada em princípios freirianos e da consciência da própria realidade, tornando-o capaz de transformá-la.

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Referências

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Publicado

2019-11-03

Como Citar

ARRUDA, Eduardo Martins de; SOUTO, Hugo Medeiros; ARAGÃO, Wilson Honorato. Liderança do educador e empoderamento do educando como instrumentalização no construto ético-moral-social sob a ótica freiriana . Informação em Pauta, [S. l.], v. 4, n. especial, p. 176–191, 2019. DOI: 10.32810/2525-3468.ip.v4iEspecial.2019.42613.176-191. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/42613. Acesso em: 26 dez. 2024.

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