Telessaúde
uma estratégia de educação permanente aplicada às práticas e reorganização dos processos de trabalho na atenção básica no estado da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v4i2.2019.42643.173-192Palavras-chave:
Telessaúde, Educação permanente, Atenção básicaResumo
O Papel do Telessaúde na formação dos profissionais da atenção básica na Bahia, passa pelas ofertas dos serviços através das dimensões da Teleconsultoria, Tele-educação e do Telediagnóstico, como também as suas subdimensões referentes a Segunda Opinião Formativa (SOF) e Monitoria de Campo (Apoio aos municípios) com atividades direcionadas a todas as categorias de profissionais de saúde na Atenção Básica (AB), que compõem, atuam em programas e estratégias do Ministério da Saúde nos municípios baianos. A Educação Permanente (EP) é uma ferramenta potente do Sistema Único de Saúde (SUS) que possibilita transformar e qualificar as práticas de saúde, capaz de permitir o desenvolvimento individual e institucional, sendo um agente transformador na re-organização do processo de trabalho que pode contribuir para formação do trabalhador em saúde. A capacitação de profissionais no uso dos seus serviços acontece por meio de treinamentos presenciais e a distância (web-palestras), operacionalizado sob uma plataforma online. O presente Projeto Avaliativo em Saúde consiste em verificar e responder qual o papel da oferta da Tele-educação por meio do telessaúde na melhoria da qualificação dos serviços de saúde, identificação dos serviços segundo a proposta da ferramenta de gestão.
Palavras-chave: Telessaúde 1. Educação Permanente 2. Atenção Básica 3.
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