Bibliotecas universitárias em um cenário de crise
mediação da informação por meio das redes sociais durante a pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v5i1.2020.43933.10-32Palavras-chave:
Biblioteca universitária, Mediação da informação, Competência em informação, COVID-19Resumo
A pandemia estabelecida pelo novo Coronavírus traz à tona reflexões sobre o papel mediador das bibliotecas universitárias. Neste contexto, busca-se identificar as bibliotecas universitárias como mediadoras de informação e promotoras do acesso à informação no combate à COVID-19. É uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, com pesquisa documental e a realização de revisão bibliográfica no âmbito da mediação da informação, desinformação e novas posturas no acesso à informação, frente à crise mundial. Buscou-se ainda em sites e redes sociais das Bibliotecas da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) informações sobre a COVID-19 aos usuários. Os resultados sugerem que o rigor dos sites podem ser um impeditivo para a disseminação de informação em momentos como o de pandemia, que pedem soluções mais rápidas e eficientes, que as redes sociais são uma alternativa à rigidez do site, pois a forma de utilização não esbarra nas relações entre setores administrativos. Indicam ainda, que o Facebook é a rede social mais utilizada pelas bibliotecas, e o Instagram a menos utilizada. Como considerações, tem-se que a COVID-19 evidenciou novas demandas e as bibliotecas, enquanto equipamentos de transformação social, precisam se adaptar para atender às expectativas de sua comunidade. Contudo, no contexto em que vive-se uma pandemia as bibliotecas necessitam refletir e adotar posturas inovadoras no acesso à informação.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, M. T. D. S.; PAIXÃO, P. B. S. O Instagram como canal de interação entre as bibliotecas e os usuários da Universidade Federal de Alagoas. Revista Folha de Rosto, v. 6, n. 1, p. 50-58, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/475/431. Acesso em: 02 jun. 2020.
ALMEIDA JÚNIOR, O. F. de. Mediação da informação, sociedade e biblioteca pública. INFOhome. Marília, set. 2016. Disponível em: http://ofaj.com.br/espacoofajs_conteudo.php?cod=9. Acesso em 06 abr. 2020.
ALMEIDA JÚNIOR, O. F. de. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, S.; SANTOS NETO, J. A. dos; SILVA, R. J. da (org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: ABECIN, 2015. P. 9-32.
ARAGÃO. A. Prevenção de riscos na União Europeia: o dever de tomar em consideração a vulnerabilidade social para uma protecção civil eficaz e justa. Revista Crítica de Ciências Sociais. Coimbra, n. 93. Quadrimestral, 2011. Disponível em: http://rccs.revues.org/174. Acesso em: 05 abr. 2020.
BARATA, G. Por métricas alternativas mais relevantes para a América Latina. Transinformação, Campinas, v. 31, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862019000100313&tlng=pt. Acesso em: 16 abr. 2020.
BELLUZZO, R. C. B. O estado da arte da competência em informação (CoInfo) no Brasil: das reflexões iniciais à apresentação e descrição de indicadores de análise. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, n. especial, p. 47-76, jan./jul. 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/648/570. Acesso em: 06 abr. 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Brasil confirma primeiro caso da doença. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46435-brasil-confirma-primeiro-caso-de-novo-coronavirus. Acesso em: 07 abr. 2020.
BURKE, P. Uma história social do conhecimento II: da Enciclopédia à Wikipédia. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
DAVALLON, J. A mediação: a comunicação em processo? Prisma.com, Porto, n. 4, 2007. Disponível em: http://revistas.ua.pt/index.php/prismacom/article/viewFile/645/pdf. Acesso em: 30 maio 2020.
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES DE BIBLIOTECÁRIOS, CIENTISTAS DA INFORMAÇÃO E INSTITUIÇÕES (FEBAB). Informação em Quarentena. São Paulo: FEBAB, 2020. Disponível em: http://www.febab.org.br/2020/04/02/informacao-em-quarentena/. Acesso em: 15 abr. 2020.
FOLHA DE SÃO PAULO. RUF 2019: ranking universitário Folha. São Paulo: Folha de São Paulo, 2019. Disponível em: https://ruf.folha.uol.com.br/2019/ranking-de-universidades/principal/. Acesso em: 08 abr. 2020.
GARCIA, I. O. D. S.; SÁ, M. I. F. E. Bibliotecas no Instagram: um estudo sobre o uso do aplicativo por unidades de informação. Prisma.com, Porto, n. 35, p. 108-151, 2017. Disponível em: http://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/3515. Acesso em: 02 jun. 2020.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GRIMALDI, S. S. L. et al. O patrimônio digital e as memórias líquidas no espetáculo do Instagram. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 24, n. 4, p. 51-77, dez. 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362019000400051&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 16 abr. 2020.
HIGH-LEVEL Colloquium on Information Literacy and Lifelong Learning Final Report. Alexandria: UNESCO/NFIL/IFLA, 2006. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/informationliteracy/publications/high-level-colloquium-2005.pdf. Acesso em: 05 abr. 2020.
HUI, D. S. et al. The continuing 2019-nCoV epidemic threat of novel coronaviruses to global health — The latest 2019 novel coronavirus outbreak in Wuhan, China. International Journal of Infectious Diseases, v. 91, p. 264-266, 2020. Disponível em: https://www.ijidonline.com/article/S1201-9712(20)30011-4/pdf. Acesso em: 16 abr. 2020.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS (IFLA). As bibliotecas e a implementação da Agenda 2030 da ONU. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/hq/topics/libraries-development/documents/libraries-un-2030-agenda-toolkit-pt.pdf. Acesso em: 3 abr. 2020.
MANIFESTO de Florianópolis sobre a competência em informação e as populações vulneráveis e minorias. In: SEMINÁRIO COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: CENÁRIOS E TENDÊNCIAS, 2., 2013, Florianópolis. Disponível em: http://febab.org.br/manifesto_florianopolis_portugues.pdf. Acesso em: 06 abr. 2020.
MORALES, M.; HINES, S. Public libraries launch, expand services during COVID-19 pandemic. American Library Association, ALA News. Chicago, abr. 2020. Disponível em: http://www.ala.org/news/press-releases/2020/04/public-libraries-launch-expand-services-during-covid-19-pandemic-0. Acesso em: 13 abr. 2020.
MORIGI, V. J.; SOUTO, L. R. Entre o passado e o presente: as visões de biblioteca no mundo contemporâneo. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 189-206, jan./dez. 2005. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/432/552. Acesso em: 07 abr. 2020.
MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2015.
OBSERVATÓRIO DA COMUNICAÇÃO (OBERCOM). As fake news numa sociedade pós-verdade: contextualização, potenciais soluções e análise: relatórios OBERCOM, junho 2018. Portugal: OBERCOM, 2018. Disponível em: https://obercom.pt/wp-content/uploads/2018/06/2018-Relatorios-Obercom-Fake-News.pdf. Acesso em: 05 abr. 2020.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Naming the coronavirus disease (COVID-19) and the virus that causes it. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/technical-guidance/naming-the-coronavirus-disease-(covid-2019)-and-the-virus-that-causes-it. Acesso em: 13 abr. 2020.
PINTO, V. B.; CAVALCANTE, L. E. Pesquisa bibliográfica e documental: o fazer científico em construção. In: PINTO, V. B.; VIDOTTI, S. A. B. G.; CAVALCANTE, L. E. Aplicabilidades metodológicas en Ciência da Informação. Fortaleza: UFC, 2015. p. 15-34.
REN, L. et al. Identification of a novel coronavirus causing severe pneumonia in human a descriptive study. Chinese Medical Journal. Disponível em: https://journals.lww.com/cmj/Abstract/publishahead/Identification_of_a_novel_coronavirus_causing.99423.aspx. Acesso em: 16 abr. 2020.
SANTOS, R. do R.; FERREIRA, H. F. A mediação da informação nos websites das bibliotecas de universidades públicas brasileiras: o uso dos dispositivos de comunicação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ENANCIB), 11., 2010, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: IBICT/UFRJ, 2010. Disponível em: https://bit.ly/2N6W0g7. Acesso em: 02 jun. 2020.
SANTOS, R. do R.; FERREIRA, H. F. Utilização dos dispositivos de comunicação da web social pelas bibliotecas universitárias: um espaço para mediação da informação. TransInformação, Campinas, v. 26, n. 1, p. 39-50, jan./abr. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tinf/v26n1/a05.pdf. Acesso em: 02 jun. 2020.
SANTOS NETO, J. A. dos; ALMEIDA JÚNIOR, O. F. de. Bibliotecas universitárias estaduais de ensino superior paranaenses e a mediação da informação no Facebook. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 15, n. 2, p. 442-468, maio/ago. 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8648210/pdf. Acesso em: 02 jun. 2020.
SCHNEIDER, M. Competência crítica em informação (em 7 níveis) como dispositivo de combate à pós-verdade. In: BEZERRA, A. C. et al. iKrítika: estudos críticos em informação. Rio de Janeiro: Garamond, 2019. p. 73-116.
SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UNICAMP (SBU-Unicamp). SBU em números: informações extraídas do Relatório Gerencial do SBU – Ano Base 2019. Disponível em: http://www.sbu.unicamp.br/sbu/wp-content/uploads/2020/04/SBU_em_numeros_2020.pdf. Acesso em: 15 abr. 2020.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Agência USP de Gestão de Informação Acadêmica (AGUIA). Quem somos. São Paulo: USP, 2020. Disponível em: https://www.aguia.usp.br/sobre/quem-somos. Acesso em: 20 abr. 2020.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Coordenadoria Geral de Bibliotecas. Sobre a rede. São Paulo: UNESP, 2020. Disponível em: https://www2.unesp.br/portal#!/cgb/bibliotecas-da-rede/sobre-a-rede. Acesso em: 02 jun. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.