Bibliotecas universitárias em um cenário de crise

mediação da informação por meio das redes sociais durante a pandemia de COVID-19

Autores

  • Fabiana Sala Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • Fernando Cruz Lopes Universidade Estadual Paulista - UNESP/Marília
  • Gisele Sanches Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília)/ Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Tânia Brito Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília)/ Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v5i1.2020.43933.10-32

Palavras-chave:

Biblioteca universitária, Mediação da informação, Competência em informação, COVID-19

Resumo

A pandemia estabelecida pelo novo Coronavírus traz à tona reflexões sobre o papel mediador das bibliotecas universitárias. Neste contexto, busca-se identificar as bibliotecas universitárias como mediadoras de informação e promotoras do acesso à informação no combate à COVID-19. É uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, com pesquisa documental e a realização de revisão bibliográfica no âmbito da mediação da informação, desinformação e novas posturas no acesso à informação, frente à crise mundial. Buscou-se ainda em sites e redes sociais das Bibliotecas da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) informações sobre a COVID-19 aos usuários. Os resultados sugerem que o rigor dos sites podem ser um impeditivo para a disseminação de informação em momentos como o de pandemia, que pedem soluções mais rápidas e eficientes, que as redes sociais são uma alternativa à rigidez do site, pois a forma de utilização não esbarra nas relações entre setores administrativos. Indicam ainda, que o Facebook é a rede social mais utilizada pelas bibliotecas, e o Instagram a menos utilizada. Como considerações, tem-se que a COVID-19 evidenciou novas demandas e as bibliotecas, enquanto equipamentos de transformação social, precisam se adaptar para atender às expectativas de sua comunidade. Contudo, no contexto em que vive-se uma pandemia as bibliotecas necessitam refletir e adotar posturas inovadoras no acesso à informação.

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Biografia do Autor

Fabiana Sala, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília). Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Presidente Prudente). Bibliotecária-Documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

Fernando Cruz Lopes, Universidade Estadual Paulista - UNESP/Marília

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Bibliotecário da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Gisele Sanches, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília)/ Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Bibliotecária-Documentalista da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Tânia Brito, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília)/ Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bibliotecária-Documentalista da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

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Publicado

2020-06-30

Como Citar

SALA, Fabiana; LOPES, Fernando Cruz; SANCHES, Gisele Aparecida Ribeiro; BRITO, Tânia Regina de. Bibliotecas universitárias em um cenário de crise: mediação da informação por meio das redes sociais durante a pandemia de COVID-19. Informação em Pauta, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 10–32, 2020. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v5i1.2020.43933.10-32. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/43933. Acesso em: 28 mar. 2024.