Aplicações da metodologia BPM em Instituições de Ensino Superior

um estudo comparativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022.61704.1-19

Palavras-chave:

BPM, Metodologia BPM, Gestão de Processos de Negócio

Resumo

A era da informação transformou o modus operandi das organizações na contemporaneidade. Os processos de compartilhamento, busca, acesso e uso da informação se tornaram mais complexos. Nesse cenário de constantes mudanças e clientes cada vez mais exigentes, surge a Gestão de Processos de Negócio (BPM), que pode ser definida como uma disciplina voltada para otimização contínua de processos. Este artigo está voltado para a temática aplicações da metodologia BPM e busca responder: como avaliar a implementação das etapas de uma metodologia BPM no contexto de instituições de ensino superior (IES) públicas brasileiras? Para responder ao problema de pesquisa os objetivos da pesquisa são: mapear aplicações de metodologia BPM, descrevê-las e realizar um estudo comparativo entre as etapas implementadas. Pesquisa de abordagem qualitativa, natureza bibliográfica, objetivos exploratório, descritivo e comparativo e que utilizou a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Foram mapeadas 14 aplicações de metodologia BPM e identificados 10 aspectos para a avaliação de uma metodologia BPM. A partir daí realizou-se estudo comparativo das 14 aplicações da metodologia BPM mapeadas. Espera-se que este estudo tenha contribuído para a aplicação da BPM no contexto de IES, por meio do mapeamento e avaliação de 14 aplicações. A motivação da presente pesquisa é incentivar a adoção da BPM por IES públicas brasileiras ao descrever e comparar projetos BPM nesse contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raíssa Yuri Hamanaka, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Ciência da Informação PPGCI-UEL. Mestre em Gestão e Organização do Conhecimento PPGGOC-UFMG (2018-2019), bacharel em Biblioteconomia pela ECI-UFMG (2014-2017). Tem interesse em temas relacionados a organização do conhecimento e da informação, modelagem de processos, gestão de processos de negócio, metodologias de gestão de processos, gestão de dados, e-Science, curadoria digital e repositórios digitais. 

Elisângela Cristina Aganette, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Ciência da Informação (UFMG-2015), Mestre em Ciência da Informação (UFMG-2010), Especialista em Gestão da Informação e do Conhecimento (CEFET-2008) e Bacharel em Biblioteconomia (UFMG- 2005). Professora Ajunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Mais de 15 anos de experiência como Consultora em Gestão e Tecnologia da Informação, consultora especialista nas áreas de organização da informação, representação da informação e do conhecimento, mapeamento de processos, soluções de Enterprise Content Management (ECM), Business Process Modeling (BPM). Pesquisa: representação da informação e do conhecimento, taxonomias corporativas e ontologias.

Referências

AGANETTE, E. C.; MACULAN, B. C. M. S.; LIMA, G. Â. de. BPM acadêmico: mapeamento de processos e de fluxos informacionais na ECI/UFMG. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, João Pessoa, v. 13, n. 1, p. 44-65, 2018.

AIRES, D. B. Estudo exploratório da integração de processos em uma instituição pública de ensino superior a partir das funcionalidades de um sistema de gestão de processos de negócio. 2015. 141 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Bauru, 2015.

BALDAM, R. et al. Gerenciamento de processos de negócio: BPM - Business Process Management. 2. ed. São Paulo: Érica, 2007.

BANDARA, W. et al. Major issues in business process management: an expert perspective. BPtrends, p. 1240-1251, 2007.

BARBOSA, M. B. A. Modelagem de processos em arquitetura e engenharia para realização de projetos e obras públicas. 2016. 178 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) – Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BAUMÖL, U. Mudança cultural na gestão de processos. In: BROCKE, J. vom; ROSEMANN, M. (Org.). Manual de BPM: gestão de processo de negócio. Porto Alegre: Bookman, 2013.

BOER, F. G. de. Modelo de estruturação de serviços de um escritório de processos aderente ao grau de maturidade em gestão por processos. 2014. 106 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

CARVALHO, R. B. de. Aplicações de softwares de Gestão do Conhecimento: tipologias e usos. 2000. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2000.

CAVALCANTI, L. F. Fatores da cultura organizacional na implantação de BPM nos institutos federais de educação brasileiros. 2017. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.

CONFORT, V. T. F. The BPM issues in the Brazilian perspective. 2016. 136 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1994.

HAMANAKA, R. Y. Metodologias de gestão de processos de negócio em Instituições de Ensino Superior públicas brasileiras: um estudo comparativo. 2019. 289 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Organização do Conhecimento) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/32394. Acesso em: 2 mar. 2020.

HAMANAKA, R. Y.; AGANETTE, E. C. Mapeamento de metodologias de gestão de processos de negócio em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas brasileiras. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 9, n. 2, 2019.

HAMANAKA, R. Y.; AGANETTE, E. C. Descrição de metodologias de gestão de processos de negócio
em Instituições de Ensino Superior públicas brasileiras: parte A. 2021a. No prelo.

HAMANAKA, R. Y.; AGANETTE, E. C. Descrição de metodologias de gestão de processos de negócio
em Instituições de Ensino Superior públicas brasileiras: parte B. 2021b. No prelo.

HAMANAKA, R. Y.; AGANETTE, E. C. Descrição de metodologias de gestão de processos de negócio
em Instituições de Ensino Superior públicas brasileiras: parte C. 2021c. No prelo.

HAMMER, M. O que é gestão de processos de negócios? In: BROCKE, J. V.; ROSEMANN, M. (Org.). Manual de BPM: gestão de processo de negócio. Porto Alegre: Bookman, 2013.

HARMON, P. Tendências em BPMS. BPM em Foco, v. 1, n. 1, p. 11-16, 2013.

LIMA, R. A. S. de. Gerenciamento e fiscalização de obras em uma Instituição Federal de Ensino: uma proposta de aprimoramento. 2017. 205 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) - Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017.

LORENA, A. L. F. de. Modelo de Gestão de Processos de Negócios para a diretoria do Centro de Tecnologia e Geociências da UFPE. 2015. 149 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.

MIGUEL, L. L. Proposição de uma metodologia para implantação de BPM na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 2015. 120 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.

MONTEIRO, E. G. Um estudo de caso em Instituição Pública de Ensino Superior na gestão da aquisição de bens e serviços. 2011. 129 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Paulista (UNIP), São Paulo, 2011.

MÜCKENBERGER, E. et al. Gestão de processos aplicada à realização de convênios internacionais bilaterais em uma instituição de ensino superior pública brasileira. Produção, v. 23, n. 3, p. 637-651, 2011.

OLIVEIRA, A. L. B. de. Fatores críticos de sucesso nas etapas de implantação do BPM em Instituições Federais de Ensino Superior. 2018. 129 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

OLIVEIRA, A. M. F. et al. Avaliação de ferramentas de BPMS pela ótica da gestão do conhecimento. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 15, n. 1, p. 132-153,
2010.

OLIVEIRA, J. A. P. de. Fatores envolvidos na estruturação de um escritório de processos em uma organização pública: uma pesquisa-ação. 2014. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Centro de Informática, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.

OLIVEIRA, L. A. de. EBPM: uma metodologia para Gestão de Processos de Negócio. 2014. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Centro de Informática, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.

PAIM, R. Engenharia de Processos análise do referencial teórico-conceitual, instrumentos, aplicações e casos. 307 f. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.

PAIM, R. As tarefas para gestão de processos. 477 f. 2007. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

PINA, E. da C. Gressus: uma metodologia para implantação da BPM em organizações públicas. 2013. 170 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2013.

PONTES, H. L. J. et al. Melhoria de processos e controle de estoques num departamento de uma instituição de ensino superior pública. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 36., Anais […]. João Pessoa, PB, out. 2016.

RODRIGUES, G. de O. Aplicação da Gestão de Processos em uma universidade pública do estado de São Paulo. 2015. 116 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Bauru, 2015.

ROSEMANN, M.; BROCKE, J. vom. Os seis elementos centrais da gestão de processos de negócio. In: BROCKE, J. vom; ROSEMANN, M. (Org.). Manual de BPM: gestão de processo de negócio. Porto Alegre: Bookman, 2013.

ROSEMANN, M.; BRUIN, T. Application of a holistic model for determining BPM maturity. BPTrends, v. 2, p. 1-21, 2005.

SIDOROVA, A.; ISIK, O. Business process research: a cross-disciplinary review. Business Process Management Journal, v. 16, n. 4, p. 566-597, 2010.

SILVA, A. C. L. BMP: Business Process Management. São Paulo: Bookess, 2017.

SMART, P. A.; MADDERN, H..; MAULL, R. S. Understanding business process management: implications for theory and practice. British Journal of Management, v. 20, n. 4, p. 491-507, 2009.

SMITH, H; FINGAR, P. 2003. Business Process Management: the third wave. Tampa, Florida: Meghan-Kiffer Press, 2003.

SOHNLEIN, K. M. et al. Utilização da tecnologia BPMS para implementação de processos aderentes ao modelo do MPS.BR. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 31., 2011, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: ABEPRO, 2011. p. 1–12.

SOUZA, M. das G. da S. Melhoria nos processos de negócios do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade Federal do Amazonas. 2016. 105 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Faculdade de Tecnologia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.

TORRES, I. da S. Aplicação da metodologia BPM em uma IFES: proposição de um modelo estendido. 2015. 106 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

TRKMAN, P. The critical success factors of business process management. International Journal of Information Management, v. 30, n. 2, p. 125-134, 2010.

VAN DER AALST, W. M. P. Business Process Management: a comprehensive survey. In:
INTERNATIONAL CONFERENCE OF BUSINESS PROCESS MANAGEMENT, Eidhoven, The
Netherlands, 2003. Proceedings [...]. Eidhoven, The Netherlands: [s. n.], June 2003. p. 1-38.

VAN DER AALST, W. M. A decade of Business Process Management conferences: personal reflections on a developing. 2012.

VEIT, D. R. et al. Towards mode 2 knowledge production: analysis and proposal of a framework for research in business processes. Business Process Management Journal, v. 23, n. 2, p. 293-328, 2017.

WHITE, G. R. T.; CICMIL, S. Knowledge acquisition through process mapping: factors affecting the performance of work-based activity. International Journal of Productivity and Performance Management, v. 65, n. 3, p. 302-323, 2016.

Downloads

Publicado

2022-02-25

Como Citar

HAMANAKA, Raíssa Yuri; AGANETTE, Elisângela Cristina. Aplicações da metodologia BPM em Instituições de Ensino Superior: um estudo comparativo. Informação em Pauta, [S. l.], v. 7, n. 00, p. 1–19, 2022. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022.61704.1-19. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/61704. Acesso em: 28 mar. 2024.