Comunidades de práticas virtuais dos técnicos administrativos em educação de Instituições de Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v2i1.2017.6244Palavras-chave:
Comunidades de práticas virtuais. Comunidades de práticas. CoP. Gestão pública dos técnicos administrativos em educação. Equipe GPTAE.Resumo
Apresenta-se a “Gestão pública dos técnicos administrativos em educação” (GPTAE) à luz das comunidades de práticas virtuais como um grupo que, se utilizando dessa estratégia, amplia e desenvolve conhecimentos entre os componentes oriundos de várias regiões e vinculados a diferentes instituições de ensino superior (IES) brasileiras. Trata-se de estudo de caso, realizado por meio de pesquisa documental, bibliográfica e observação participante, com abordagem qualitativa e uso de netnografia. Os resultados atestam extrapolação da comunidade de prática virtual. As ações saem do campo virtual e se materializam como consequência da união e do engajamento dos envolvidos. Infere-se que a comunidade GPTAE preocupa-se com o aprendizado coletivo, com a atualização e a gestão dos conteúdos gerados e disseminados entre seus integrantes, como também incentiva o compartilhamento de conhecimentos através de editais anuais para publicação de electronic books (ebooks).
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