Informações solicitadas no agendamento de visitas escolares em websites de museus brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v8i0.2023.83051.1-16Palavras-chave:
Educação não formal, Necessidade informacional, Sistema de informaçãoResumo
Museus podem contribuir com os processos de ensino-aprendizagem dos seus públicos, principalmente quando colaboram com instituições de ensino que atuam na educação formal. O agendamento de visitas escolares a museus é uma atividade da gestão museal que pode servir de ponto de partida para essa colaboração entre museus e escolas na promoção do aprendizado. Entretanto, poucos trabalhos anteriores investigaram o agendamento de visitas escolares a museus. Neste contexto, este trabalho investigou as informações solicitadas no agendamento de visitas escolares em websites de 12 museus brasileiros através do método de análise de conteúdo. Foram identificadas 45 informações sobre responsável, instituição, grupo de visitante e visitas. Destas, 21 delas foram recorrentes em pelo menos três museus diferentes. As informações identificadas neste trabalho podem servir de base para o desenvolvimento e o aprimoramento futuro de sistemas de informação de apoio à gestão museal, em particular os digitais, de modo a favorecer a comunicação e a colaboração entre museus e escolas.
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