Bases de dados e demais fontes de informação em revisões sistemáticas

recomendações práticas

Autores

Palavras-chave:

Revisão sistemática, Fontes de informação, Bases de dados, Recuperação da informação

Resumo

Bases de dados bibliográficas são a principal fonte de informação para a identificação e a recuperação de estudos primários a serem sintetizados em revisões sistemáticas (RS). A partir da análise das fontes de informação utilizadas em 305 RS em psicologia, o objetivo deste artigo é explicitar como as fontes de informação têm sido reportadas em RS em psicologia e apresentar soluções práticas para as lacunas e incoerências identificadas. O artigo apresenta uma classificação das fontes de informação acadêmicas bibliográficas, define base de dados bibliográfica e demonstra como nomear corretamente as fontes de informação em RS. Também discorre sobre a quantidade de bases em RS, sobre a construção de estratégias de busca, sobre o uso de vocabulário controlado e sobre a explosão em bases de dados. Por fim, o artigo discute a questão da literatura cinza, o uso de fontes complementares, a questão da regionalidade das fontes de informação e o papel do bibliotecário nas RS. Espera-se que as questões discutidas e as recomendações práticas desse artigo contribuam para o aperfeiçoamento das RS realizadas por pesquisadores em todas as áreas do conhecimento.

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Biografia do Autor

Wánderson Cássio Oliveira Araújo, Universidade Federal do Ceará

Bibliotecário na Universidade Federal do Ceará na Biblioteca de Ciências da Saúde. Doutorando em Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisador no Núcleo de Gestão para Sustentabilidade no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina.

Fernanda Machado Lopes, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Psicologia, mestre e Doutora em Psicologia. Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia e da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina

Natália Martins Dias, Universidade Federal de Santa Catarina

Natália Martins Dias, Dra. Graduada em Psicologia, Mestre e Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento. Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia - SBNp e Pesquisadora associada da Rede Ciência para Educação (Rede CpE). Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista de produtividade do CNPq.

Andréa Barbará da Silva Bousfield, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Psicologia, Mestre e Doutora em Psicologia. Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mariana Luíza Becker da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda, mestre e graduada em Psicologia no Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina

Andrea Valéria Steil, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Psicologia, mestre em Administração e Doutora em Engenharia de Produção. Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2024-11-04

Como Citar

ARAÚJO, Wánderson Cássio Oliveira; LOPES, Fernanda Machado; DIAS, Natália Martins; BOUSFIELD, Andréa Barbará da Silva; SILVA, Mariana Luíza Becker da; STEIL, Andrea Valéria. Bases de dados e demais fontes de informação em revisões sistemáticas: recomendações práticas. Informação em Pauta, [S. l.], v. 9, p. 1–19, 2024. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/83382. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

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