Mediação da leitura e mídias sociais durante a pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.89211.14-29

Palavras-chave:

Mediação de leitura, Leitura em ambientes virtuais, Leitura literária, Pausa literária

Resumo

Expõe estudo sobre a mediação da leitura e a participação leitora em projetos de cunho literário, desenvolvidos durante a pandemia de COVID-19, em ambientes virtuais. A pergunta de pesquisa proposta é: como os seguidores (leitores) interagem e dialogam com postagens que abordam questões socioemocionais, desenvolvidas no relacionamento entre leitura, leitor e o que é lido? A pesquisa tem como objetivo analisar as interações e apropriações de leitura, que se dão por meio da participação leitora do público que acompanha as postagens no projeto Pausa Literária. Sendo essas desenvolvidas de forma colaborativa no Instagram. A metodologia tem caráter descritivo-exploratório, mediante estudo de um projeto específico, o do Pausa Literária (@pausaliteraria.ce), que nasceu com ações extensionistas presenciais para alunos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará e, com referida pandemia, migrou para o ambiente virtual em 2020, ampliando e diversificando, portanto, o público-alvo. Delineamos este texto no sentido de apresentar, de forma breve, as concepções teóricas e pedagógicas às quais nos pautamos e, em seguida, os percursos trilhados pelo projeto nas mídias sociais, bem como a análise dos resultados dessa iniciativa.

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Publicado

2023-07-24

Como Citar

DE QUEIROZ BARRETO, Damaris; CAVALCANTE, Lidia Eugenia; FERREIRA DE SOUSA, Laiana. Mediação da leitura e mídias sociais durante a pandemia de Covid-19. Informação em Pauta, [S. l.], v. 8, n. esp, p. 14–29, 2023. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.89211.14-29. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/89211. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Mediação, Circulação e Apropriação da Informação - GT 3 ENANCIB