Contextualização teórica e análise métrica das obras de Roger Chartier utilizadas em cursos de graduação em Biblioteconomia e de pós-graduação em Ciência da Informação brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.89212.181-202

Palavras-chave:

Contribuições epistemológicas – Roger Chartier; Análise bibliométrica; Biblioteconomia; Ciência da Informação; Práticas de leitura. Leitor.

Resumo

Apresentam-se as formulações teóricas do pensamento de Roger Chartier, as obras mais citadas do autor e as teorias que as abrigam a partir de uma análise métrica. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, exploratória e básica, a qual utiliza a bibliometria e cientometria como técnicas de medição de disseminação das obras utilizadas nos cursos de graduação de Biblioteconomia e nas pós-graduações em Ciência da informação brasileiras. Identificou-se como temática mais citada a formação do leitor, sendo o livro mais citado nos programas e/ou projetos de cursos da graduação e pós-graduação A aventura do livro: do leitor ao navegador. A análise bibliométrica e cientométrica permitiram concluir que há uma significativa adesão aos estudos de Roger Chartier na maioria dos programas / cursos das instituições pesquisadas.

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Biografia do Autor

Andréa Pereira dos Santos, Universidade Federal de Goiás

Professora Associada do Curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFG

Filipe Reis, Universidade Federal de Goiás

Professor Adjunto do Curso De Biblioteconomia da UFG

Lígia Maria Moreira Dumont

Lígia Maria Moreira Dumont Professora Titular da Escola de Ciência da Informação da UFMG - ECI

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Publicado

2023-07-25

Como Citar

PEREIRA DOS SANTOS, Andréa; REIS, Filipe; MARIA MOREIRA DUMONT, Lígia. Contextualização teórica e análise métrica das obras de Roger Chartier utilizadas em cursos de graduação em Biblioteconomia e de pós-graduação em Ciência da Informação brasileiros. Informação em Pauta, [S. l.], v. 8, n. esp, p. 181–202, 2023. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.89212.181-202. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/89212. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Mediação, Circulação e Apropriação da Informação - GT 3 ENANCIB