A Produção científica dos Encontros Nacionais de Pesquisa em Ciência da Informação (1994- 2019)
um olhar sob o protagonismo social das mulheres e a mediação da informação
DOI:
https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.90661.203-221Palavras-chave:
Protagonismo social. Mulheres. Mediação da informação. Feminismo. Gênero.Resumo
Este estudo objetiva analisar o protagonismo social da produção científica sobre mulheres, gênero e feminismo, publicada nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, entre 1994 e 2019. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, cujo corpus foi composto de 58 trabalhos, analisados por meio da técnica de cientometria. Nele, os resultados mostram que há incipiência na produção científica sobre mulheres, gênero e feminismo na CI, porém houve um avanço na última década. Ademais também se constatou que os trabalhos analisados foram produzidos por 76 pesquisadoras (es), cuja maioria é composta de mulheres. As (os) autoras (es) são de vinte instituições diferentes, e os GTs 3, 7, 10 e 11 foram os que mais apresentaram trabalhos sobre os temas analisados, por conseguinte as mulheres são consideradas protagonistas sociais por demonstrarem, em seus trabalhos, a importância de visibilizar conteúdos informacionais atinentes a mulheres, gênero e feminismo, com vistas a gerar novos conhecimentos pautados na equidade de gênero.
Downloads
Referências
ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, Sueli; SANTOS NETO, João Arlindo dos; SILVA, Rovilson José (org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: Abecin, 2015. p. 9-32.
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila; ROCHA, Eliane C. F. Panorama da produção do GT-3 da Ancib: autores, referências e temáticas (2005-2016). In: XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. 18., 2017. Marília. Anais [...]. Marília-SP: UNESP, 2017.
CAVALCANTE, Luciane de Fátima B. A violência contra a mulher sob o olhar da mediação cultural da informação: análise da exposição "retratos relatos". Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 18, n. 2, p. 1-19, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/202596. Acesso em: 19 maio 2023.
CÔRTES, Gisele Rocha; ALVES, Edvaldo Carvalho; SILVA, Leyde Klebia Rodrigues da. Mediação da informação e violência contra mulheres: disseminando dados quantitativos no centro estadual de referência da Mulher Fátima Lopes. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. 16., 2015. João Pessoa-PB. Anais [...]. João Pessoa-PB: UFPB, 2015.
CRIPPA, G. O pensamento da diferença e a mediação da informação institucional em bibliotecas públicas: considerações teóricas sobre mediação de gênero. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 4, n. 1, 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/119412. Acesso em: 22 maio 2023.
DOYLE, Andreia; OLINTO, Gilda. Práticas de ensino críticas de competência em informação, mídias e tecnologias digitais e a desconstrução de estereótipos de gênero. Informação & Informação, v. 26, n. 4, 2021.
GOMES, Henriette Ferreira. Protagonismo social e mediação da informação. LOGEION: Filosofia da informação, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 10-21, 2019.
GOMES, Henriette Ferreira; CÔRTES, Gisele Rocha. Mediação consciente da informação e protagonismo social das mulheres: as práticas informacionais das teorias críticas feministas. In: ALVES, Edvaldo Carvalho et al (org.). Práticas informacionais: reflexões teóricas e experiências de pesquisa. João Pessoa: Editora UFPB, 2020. 400 p.
HARDING, Sandra. A instabilidade das categorias analíticas na teoria feminista. Estudos feministas, v. 93, n. 1, 1993.
HOOKS, bell. Mulheres negras: moldando a teoria feminista. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 16, p. 193-210, 2015.
LAURINDO, Kariane R.; PIZARRO, Daniella. Mulheres negras vítimas de violência: a visibilidade dada sobre a temática na Biblioteconomia e Ciência da Informação. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 26, n. 4, p. 1-20, set./dez., 2021.
LUCIANO, Maria Cristiana F.; CORTES, Gisele. R.; CARDONE, Rebeca K.; CARDOSO, Vanessa N.; MARTINS, Gracy K. Mediação consciente da informação no encontro nacional de pesquisa em ciência da informação: o uso dos termos "mulheres", "gênero" e "feminismo" nas pesquisas publicadas no período de 1994 a 2019. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 18, n. 2, p. 1-19, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/202603. Acesso em: 19 maio 2023.
MINAYO, Maria C. S.; SANCHES, Odécio. Quantitativo-Qualitativo: Oposição ou Complementaridade? Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 239-262, 1993.
OLINTO, Gilda. A inclusão das mulheres nas carreiras de Ciência e tecnologia no Brasil. Inclusão Social, v. 5, n. 1, 2011.
OLIVEIRA, Ana Lúcia Tavares de; BUFREM, Leilah Santiago. Visibilidade da mulher como fonte de informação: mapeamento das produções científicas apresentadas no Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (2009 – 2018). In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 10., 2019, Porto Alegre. Anais […]. Porto Alegre: BRAPCI, 2019.
PERROTTI, Edmir. Sobre informação e protagonismo cultural. In: GOMES, Henriette Ferreira; NOVO, Hildenise Ferreira (Orgs.). Informação e protagonismo social. Salvador: EDUFBA, 2017. p. 11-26.
SANTOS, Raimundo Nonato Macedo dos; KOBASHI, Nair Yumiko. Bibliometria, cientometria, infometria: conceitos e aplicações. Ensaio Geral, v. 2, n. 1, 2009.
SILVA, Aurekelly Rodrigues; CÔRTES, Gisele Rocha. Relações de gênero, ciência da informação e inclusão social. In: LIMA, Izabel F. de; FRANÇA, Fabiana da Silva (orgs). Informação e Inclusão: constructo teórico prático na pós-modernidade. Campina Grande: eduepb, 2020. 391 p.
SILVA, Leyde Klebia Rodrigues da. Feminismo negro e epistemologia social: trajetórias de vida de pesquisadoras negras em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Orientador: Prof. Dr. Gustavo Silva Saldanha. 2020. 256 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, RJ, 2020.
SILVA, Joselina da; EUCLIDES, Maria Simone. Falando de gênero, raça e educação: trajetórias de professoras doutoras negras de universidades públicas dos estados do Ceará e do Rio de Janeiro (Brasil). Educar em Revista, v. 34, n. 70, p. 51-66, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.