Biblioteca e memória: interlocuções com a comunidade

Autores/as

  • Ana Pricila Celedonio da Silva Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v3i2.2018.39517.135-136

Palabras clave:

Biblioteca Comunitária. Biblioteca e Memória. Mediação e Memória.

Resumen

Visa apresentar a perspectiva da biblioteca comunitária como mediadora e difusora da memória coletiva da comunidade. Nesse sentido, apresenta como estudo empírico as bibliotecas comunitárias Criança Feliz e Sorriso da Criança, localizadas na cidade de Fortaleza, Ceará. O objetivo norteador da pesquisa foi averiguar de que maneira essas bibliotecas têm atuado como espaços promotores da memória coletiva e se são reconhecidos dessa forma pelos moradores dos espaços onde estão localizadas. Consoante a este objetivo, foram realizadas investigações acerca das principais características das comunidades, bem como sobre as atividades desenvolvidas pelas bibliotecas e seus acervos, buscando averiguar se estes remetem para uma atuação voltada à difusão da memória e cultura local. Ademais, buscou-se identificar como ocorre a relação entre biblioteca e comunidade, e a forma como as ações daquela reverberam no imaginário dos moradores destes locais. Configurando-se como uma pesquisa de cunho qualitativo, exploratório e bibliográfico, são discutidos temas relacionados à memória, comunidade e biblioteca, observando-se em cada um deles seus aspectos conceituais, teóricos, históricos e contemporâneos, articulando junto a estes, discussões acerca da cultura, identidade, cotidiano, pertencimento, dentre outros. Apoiados pelos pressupostos metodológicos da etnografia e da técnica da história oral, a pesquisa se caracteriza como um empreendimento de imersão e interpretação do lócus em que se inserem as bibliotecas supracitadas, de modo a contemplá-las sob a perspectiva da biblioteca comunitária, atuando como interlocutora de memórias coletivas.  Para tanto, utilizou-se como recursos metodológicos a observação participante, entrevistas focalizadas com os gestores e a realização de oficinas discursivas com os moradores adultos e idosos. A partir deste estudo, foi possível identificar o papel cultural e memorial desses espaços, evidenciados de modo especial por meio de duas ações, o projeto Tecendo Memórias, realizado pela Biblioteca Comunitária Sorriso da Criança, e o projeto Histórias e Quintais, organizado em parceria com a Biblioteca Comunitária Criança Feliz. Tais projetos, evidenciaram o caráter dialógico e plural possibilitado na atuação da biblioteca comunitária como mediadora das memórias, identidades e saberes do cotidiano.

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Biografía del autor/a

Ana Pricila Celedonio da Silva, Universidade Federal do Ceará

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará. Bibliotecária pela Universidade Federal do Ceará.

Publicado

2018-12-30

Cómo citar

SILVA, Ana Pricila Celedonio da. Biblioteca e memória: interlocuções com a comunidade. Informação em Pauta, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 135–136, 2018. DOI: 10.32810/2525-3468.ip.v3i2.2018.39517.135-136. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/39517. Acesso em: 31 ago. 2024.

Número

Sección

Resumos de Dissertações e Teses