Museu de Arte e Cultura do Ceará: uma análise dos riscos baseados em um modelo integrado dos fluxos de informação dos métodos Fine e Mosler
DOI :
https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v3i1.2018.19691Mots-clés :
Gerenciamento de Risco, Metodologia Fine-Mosler, MAUC, Gerenciamento da Informação,Résumé
Este trabalho aborda a temática do gerenciamento de riscos no contexto das Unidades de Informação, que em geral possuem acervos sujeitos a várias fontes e agente de riscos. Explora as metodologias Fine e Mosler e propõe um modelo integrado dos dois métodos. A integração corre pela combinação do fluxo informacional produzido pela aplicação dos respectivos métodos. O modelo proposto é direcionado para a investigação com objetivo de identificação e análise dos riscos. Também aplica o modelo integrado proposto, visando-se sua validação, em um denso estudo de caso no Museu de Arte e Cultura do Ceará (MAUC) com observação direta no campo. Na pesquisa foram identificados diversos riscos, os quais foram então analisados e classificados em diferentes graus de severidade e criticidade. O trabalho permite compreender os níveis e tipos de riscos aos quais o MAUC está exposto, oferecendo contribuição para a tomada de decisão quanto a uma política pública de proteção ao importante acervo da Instituição. Os resultados obtidos demonstram que o modelo proposto é promissor e tem potencial para aplicação em unidades de informação no estabelecimento de uma gestão eficaz de riscos.
Téléchargements
Références
BARBOZA, Kleumanery de Melo. Gestão de riscos para acervos museológicos. Orientador: Luiz Antônio Cruz Sousa. 2010. 158 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.
BELARMINO, Valdete Fernandes; ARAÚJO, Wagner Junqueira de. Análise de vulnerabilidades computacionais em repositórios digitais. Biblios: Revista de Bibliotecología y Ciencias de la Información, v. 56, p. 1-18, 2014. Disponível em: <https://biblios.pitt.edu/ojs/index.php/biblios/article/view/169/205>. Acesso em: 18 mar. 2018.
BRASILIANO, Antônio Celso Ribeiro. Análise de riscos. Revista Eletrônica Brasiliano & Associados, São Paulo, n. 20, set./out. 2005. Disponível em: <https://docs.wixstatic.com/ugd/fbc826_56f9c26a375a42f39f4c2f713d0ca48e.pdf>. Acesso em: 23 jun. 2017.
CARVALHO, F. Estudo comparativo entre diferentes métodos de avaliação de Risco, em situação real de trabalho. 2015. 112 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Segurança) – Faculdade de Engenharia de Porto, Porto, 2015.
COSTA, Maria Ilza da. Sistemas de gerenciamento de bibliotecas: riscos decorrentes do processo de migração de dados. Orientador: Manoel Veras de Souza Neto; coorientadora: Andréa Vasconcelos Carvalho. 2012. 119 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Departamento de Ciências Administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12210>. Acesso em: 18 mar. 2018.
FINE, William T. Mathematical Evaluations for Controlling Hazards. Naval Ordnance Laboratory, 1971.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS. Cartilha 2013 Gestão de Riscos ao Patrimônio Musealizado Brasileiro. Rio de Janeiro: Coordenação de Patrimônio Museológico, 2013.
MOSLER, K. Majorization in economic disparity measures. Linear Algebra and Its Applications, v. 199, p. 91-114, 1994.
SALLES JUNIOR, Carlos Alberto Correa et al. Gerenciamento de Riscos em Projeto. São Paulo: FGV, 2008.
SANTOS, Henrique Machado dos; FLORES, Daniel. As vulnerabilidades dos documentos digitais: obsolescência tecnológica e ausência de políticas e práticas de preservação digital. Biblios: Revista de Bibliotecología y Ciencias de la Información, v. 59, p. 45-54, 2015. Disponível em: <https://biblios.pitt.edu/ojs/index.php/biblios/article/view/215>. Acesso em: 18 mar. 2018.
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA DE MINAS GERAIS. Superintendência de Museus e Artes Visuais. Gestão de segurança e conservação em museus. Belo Horizonte, 2010. Disponível em: <https://de.slideshare.net/RosngelaReis/miolo-conservacao-1>. Acesso em: 8 jun. 2017.
SPINELLI JUNIOR, Jayme; PEDERSOLI JUNIOR, José Luiz. Biblioteca Nacional: plano de gerenciamento de riscos: salvaguarda & emergência. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2010.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.