Relações teórico-conceituais entre identidade e memória na perspectiva da Ciência da Informação

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v1i2.2016.4428

Mots-clés :

Memória, Identidade, Ciência da Informação

Résumé

Trata das relações práticas entre os conceitos memória e identidade a partir da perspectiva da Ciência da Informação. Utiliza-se dos autores Bergson (1999), Halbwachs (2006), Ricouer (2007) e Candau (2011) para abordar a temática da memória e identidade discutindo os principais conceitos propostos pelos autores para entender o processo de construção da identidade. Os conceitos são levados para a Ciência da Informação a fim de perceber a importância da discussão dessas temáticas, colocando os profissionais da informação como sujeitos sociais capazes de discutir e entender esse processo, sobretudo por perceber a representação da identidade inserida na sociedade da informação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Edilson Targino Melo Filho, Instituto Federal de Pernambuco

Bibliotecário-Documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia.

Références

BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaios sobre a relação do corpo com o espírito. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

CANDAU, Joël. Memória e identidade. São Paulo: Contexto, 2011.

DODEBEI, Vera Lucia Doyle Louzada de Mattos. Informação, memória, conhecimento: convergência de campos conceituais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 11., 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANCIB, 2010.

HALBWACHS, Maurice. A memória Coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História. São Paulo, n. 10, 1993.

OLIVEIRA, Eliane Braga de; RODRIGUES, Georgete Medleg. As concepções de memória na Ciência da Informação no Brasil: estudo preliminar sobre a ocorrência do tema na produção científica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 9., 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: USP/ANCIB, 2008.

OLIVEIRA, Eliane Braga; RODRIGUES, Georgete M. O conceito de memória na Ciência da Informação: análise das teses e dissertações dos programas de pós-graduação no Brasil. Liinc em Revista, v. 7, n. 1, mar. 2011, Rio de Janeiro, p. 311-328. Disponível em: <http://www.ibict.br/liinc.>

ORRICO, Evelyn Goyannes Dill. O papel da informação na construção da memória coletiva pelo discurso da informação científica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 11., 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANCIB, 2010.

PIERUCCINI, Ivete; PERROTTI, Edmir. Memória experiência e informação: a estação memória. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 11., 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANCIB, 2010.

PINHEIRO FILHO, Fernando. A noção de representação em Durkheim. Lua Nova, São Paulo, n. 61, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102

-64452004000100008>. Acesso em: 20 jan. 2016.

POLLAK, Michel. Identidade e memória social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, 1992.

POLLAK, Michel. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, 1989.

RICOEUR, Paul. A Memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.

Publiée

2016-12-18

Comment citer

MELO FILHO, Edilson Targino. Relações teórico-conceituais entre identidade e memória na perspectiva da Ciência da Informação. Informação em Pauta, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 116–130, 2016. DOI: 10.32810/2525-3468.ip.v1i2.2016.4428. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/4428. Acesso em: 21 nov. 2024.